domingo, 31 de março de 2013

Oscar perdendo um linha de escamas dos lado do corpo

Olá Amigos

Eu tive este problema a um tempo e agora está melhorando
Isso acontece por causa do ph da água, mais concentração de amônia e nitrito, mas é principalmente por causa do ph.
O ph é importantíssimo para a qualidade de vida do peixe. O oscar gosta de ph entre 6.8 a 7.0, ou seja, de acida para neutra. O problema disso é que o peixe é meio sujão, e sempre é necessária a troca da água do aquário para que ele viva bem e não tenha doenças, sem contar a questão da biologia que tem que estar ok para mante tudo certinho. Voltando, o problema da troca é que se você for colocando água toda hora, você vai alterar o ph, e isso dana o aquário todo. No meu caso o ph ficou muito alcalino e junto do o nitrito e a amônia alta, o peixe começou a perder escamas, sempre uma linha de cada lado ficava descamanda, o que dá a impressão que o peixe esta se desenvolvendo rápido a ponto de não conseguir repor as escamas, mas isso não é fato. Agora que consegui deixar o ph mais acido pra alcalino, as escamas estão voltando.

Dificuldade em se alimentar

Olá amigos

Relatório de bordo data estelar.....opss, o que  estou fazendo, voltando.

Então, novamente eu falando do meu oscar, afinal este blog é sobre ele.
Um coisa que percebi hoje só. Ele sempre foi chatinho para comer ração e sempre apanhei para faze-lo se alimentar direito.
Já fiz de tudo, troca de ração (vários tipo e marcas), mas ele se adaptou melhor com a TetraCichlid...os tão conhecidos sticks.
Pois bem, ele tinha se adaptado, mas depois de um tempo, quando já estava no segundo pote (o maior de 320g), ele começou a frescura novamente. Hoje já no finalzinho do pote ele voltou a querer comer. Então fiquei me perguntando. Por que ele voltou a comer agora?
A resposta simples, meu oscar esta com uns 15 cm, ainda é adolescente e a ração que vem no pote maior da Tetra é muito comprida para ele comer (isso é pro meu oscar, outros oscar pode ser diferente), agora que a ração tá mais picadinha, ele está comendo melhor.
Resumindo, ele está querendo a ração novamente porque ela está em tamanhos menores. Quanto este pote acabar, vou voltar a comprar o pote médio, que deve ser o que ele se adapta melhor até o momento.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Aprenda a fazer o tão amado patê

O patê é uma bela substituição a ração caso o seu oscar não esteja aceitando ração nenhuma ou como complemento para manter uma dieta rica sem ter que usar ração viva.

domingo, 17 de março de 2013

Diferenças entre Oscar Macho e Oscar Femea

A uns tempos atrás estava pesquisando sobre a sexualidade do meu Oscar, desde aquela época e ainda hoje tenho dúvidas se o meu é macho ou fêmea, porém caçando encontrei este excelente artigo:

Oscar Tigre


Primeiras imagens do filhote


Meu Oscar comendo na mão

Aqui está o filhote comendo na mão do dono, normalmente não é tão tímido assim

Oscar ou Astronotus ocellatus

Astronotus ocellatus (Cuv.) é uma espécie da família dos Cichlidae conhecida sob uma grande variedade de nomes, como acará-grandeacará-açuacaraçuacará-guaçuacarauaçuacarauçuaiaraçuapiaricarauaçuapaiari e oscar. Na América do Sul, onde a espécie ocorre, o A. ocellatus é encontrado à venda como alimento nos mercados locais. Porém, seu crescimento lento limita seu potencial paraaquacultura. A espécie também é muito popular como peixe de aquário.