terça-feira, 19 de março de 2013

O que você pode esperar de qualquer Oscar (na minha opinião e vida com um)

Eu venho observado que Oscar é uma raça muito inteligente e com boa memoria.



Por que inteligente?
Porque é um peixe que consegue diferenciar seu dono das outras pessoas e por ser um carnívoro, ele precisa saber se movimentar para conseguir pegar sua comida, isso é básico. Alguns fazem mais coisas e outros menos, mas para você que está pensando em ter um oscar, pode ter certeza que ele será mais ou menos assim

Por que memoria?
Isso eu vejo neste ultimo. Este meu oscar é meio fresco na hora de comer, muito diferente do meu primeiro e dos outros oscar que tive, mas vou comentar disso depois. Eu considero que esse peixe tem uma memoria boa. Porque ele mesmo eu ficando mais de bom tempo sem dar um tipo de ração, ele mesmo assim lembra da forma como chego para dar tal ou qual ração. No caso deste oscar, eu tive uma época que só comprava patê para ele, porque o infeliz não comia ração comum, nem as mais caras, mas patê nunca negou. Teve uma época que resolvi fazer com que ele de qualquer forma comesse ração e parei de dar o patê, fiquei uns 3 meses e mesmo hoje, se chego com um prato próximo do aquário (corto o patê na cozinha e ele para ele num prato), ele interpreta que é para dar o patê e fica todo agitado.

Com relação a alimentação

Vejo pessoas falando na net que seu oscar é um fominha, que come até prego, minhas experiências não são bem assim.

Meu primeiro oscar
Foi realmente o meio termo de todos, começou comendo ração barata mesmo. Só comprava ração com bolinha maior conforme ele ia crescendo, mas depois de um tempo ele enjoou da ração e tive que comprar outra. Acabei caindo na mais cara e melhor na época e ele se adaptou bem, dava patê para variar e para não deixar ele saturado da ração tinha épocas que comprava ração viva. Este comia realmente de tudo e sempre gostava da ração cara que comprava e das outras coisas que dava.

Meu segundo e terceiro oscar
 Ficavam no mesmo aquário (200 litros), estes também não tinha problema, comia a ração que dava sem problemas.

Meu quarto oscar
É o que tenho agora, este esta sendo o negocio, já troquei de ração umas 5 vezes, a unica coisa que ele adora realmente comer e o tal patê, ração ele come, mas meio como criança que come contrariada. Esta sendo difícil fazer com que ele se adapte a alguma.


Com relação ao comportamento

O Oscar eu considero um peixe dominante, é o dono do território e meio porquinho, no meu caso as coisas foram assim:

Primeiro Oscar
Este sempre ficou sozinho no aquário, tinha a sua caverninha que foi crescendo conforme ele também crescia. Ele foi curioso porque mesmo sendo briguento comigo quando me aproximava do aquário e ou limpava. Para vocês terem noção, tinha que usar a tampa de vidro do aquário para manter o oscar longe, se não ele atacava, principalmente quando ia limpar a caverna dele, fica louco. Ele, quando dava comida viva (peixinhos), ele comia quase todos, sempre deixava um vivo, este ultimo ficava vivo por muito tempo, até eu colocar mais ração viva para ele comer. Em uma das ocasiões, um dos peixinhos ficou com 1/3 do tamanho do meu oscar. A unica coisa que era proibida para todos, era ir para caverna dele.
Ele era assim, ia dormir cedo. Por volta das 21 horas já ia pra caverna e ficava lá, acordava próximo das 8 da manhã e as coisas funcionavam assim. Ele ficava me olhando na cama, se eu demorasse para levantar, ele pegava pedras e jogava no vidro, logo depois disso dava aquela olhada, mas depois de umas vezes se eu não levantasse, ele ficava revoltado e dava uma rabada jogando um monte de pedras no vidro, ai não dava mais para dormir e eu acaba alimentando ele. Ele também era temperamental, se não fosse com a cara de alguém, adorava dar um banho na pessoa. Fazia isso direto na minha irmã mais velha. Não aceitava plantas no aquário, era colocar e meio dia depois ele resolvia redecorar o aquário todo. Sujava o aquário, mas não muito, mesmo adulto no aquário de 140 litros, não zinfonava mais de 2 vezes por mês e tinha um filtro externo, além do filtro biológico.


Segundo e terceiro Oscar
Foram os dois que conviveram juntos no aquário, não aceitavam outros peixes, só podia eles dois. Tinha vezes que brigavam um pouco, mas nada sério, na maioria das vezes ficavam juntos. Era um Oscar Albino e outro Cobre. Eles deixavam eu limpar o aquário tranquilo. Com relação a sujeira, não sujavam tanto o aquário, neste caso era o aquário de 200 litros com um filtro externo e outro biológico.

Quarto Oscar
Esse é o mais dócil de todos, convive com um cascudo. Vira e mexe ele fica enchendo o saco do cascudo, mas nada sério. Não fica tentando disputar comigo pelo vidro, pelo contrário, sempre chega perto. Até tento dar carinho nele, mas ele ainda tem medo, porém come na mão. Com relação a decoração do aquário, ele aceita algumas coisas que coloco, outras ele tira mesmo, uma das coisas mais engraçadas dele é. Tenho um termômetro colado do lado de fora do vidro e ele sempre fica tentando tirar o termômetro, o que indica que não adiante, se ele não gostar da posição de algo no aquário, sempre vai tirar ou tentar. Esse é o porcão, quando come ração, parece que só tritura e cospe, nesse caso ele está no aquário de 140 litros com um filtro, externo, um filtro submerso e o filtro biológico. troco a água do aquário (20%) praticamente 2 a 3 vezes por semana.

Quanto vive?

O oscar é um peixe muito resistente, comparável a carpa. Já ouvi dono de loja dizer de carpa:

"Você pode tirar a carpa do aquário, pregar na parede, puxar ela e recolocar no aquário e ela tem que nada"

Não sei se oscar aguentaria uma comparação assim, mas chega próximo. Oscar são peixes considerados jumbo, ou seja, peixes que vão ficar muito grande, por consequência seu tempo de vida será longo também. Eu, só agora comecei a contar tempo de vida, o que lembro é que meu primeiro oscar viveu, muito, mais de 12 anos. Dizem por ai que ele passa dos 15 anos, outros que ele vive, mas de 20 anos. Um coisa eu sei ele vive bastante e se for bem cuidado chegará fácil a mais de 10 anos.

Habitat

Como já tinha dito, oscar é um peixe considerado jumbo. Fica grande e precisa de aquários grandes. As pessoas falam que no minimo 100 litros, mas o ideal fica entre 300 a 600 litro tá de bom tamanho para oscar. A decoração é algo a se testar, se for introduzir um oscar no aquário, é melhor decorar antes de por e torcer para que ele aceite, normalmente aceita. O que observei é que oscar adora cavernas, neste meu ultimo oscar só tinha uma caverno quando pequeno, depois ele se machucou e acabei tirando. ele acabou escolhendo um canto do aquário de deu uma raspada nos cascalhos e lá ficou seu cantinho. Este ultimo esta aceitando bem plantas, mas isso depende de aonde eu coloco, se ele acha que em tal local não é legal, ele tira. O ideal é montar um aquário com caverna, pedaços de tronco e plantas, temos que lembrar que é um peixe da bacia amazônica, portanto acostumado com ambientes assim.
Temperatura, sempre manter entre 21C° a 30C°, a ideal é a mesma do acará bandeira, 28C°.

Espero ter ajudado, se eu lembrar de mais alguma coisa, vou postando. Devo lembrar que o que escrevi aqui é com base nas minhas experiências com esse peixe que é como minha própria namora o apelidou:


"O Tudo de Bom". :)

Abraço e se alguém quiser dividir suas experiências aqui, fiquem a vontade. :)

118 comentários:

  1. se deixar o oscar, desde pequeno num aquario cheio de outros peixes, mesmo assim ele vai comer todos eles?
    no caso de ter vários peixes menores num aquario por exemplo, mas com lugares pra eles esconderem, seria viavel deixar um oscar junto, mesmo que ele mate alguns as vezes? no caso eu deixaria alguma femea separada e quando nascerem mais eu repunha os mortos.. seria algo "natural"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Th. Alves, em primeiro lugar desculpa a demora. Vamos lá:
      As pessoas que costuma não aconselhar isso, mesmo que seja natural você ficará sem peixes. Eu primeiro oscar comia acho que em 15 dias uns 30 peixes, eu soltava tudo no aquário de ele se servia quando desse vontade...mas isso não era uma constante. Se isso for uma constante o seu oscar pode perder a vontade de comer ração e isso é um problema porque a ração é importante para o peixe por vários fatores, complemento nutricional e vitaminas próprias para o peixe. Por outro lado, usar seus peixes ornamentais para alimento do oscar não é o seu objetivo, você quer ter um aquário multi especie, isso é legal, mas saiba que o oscar é um peixe carnivoro e você provavelmente irá perder peixes...contarei minha história:

      Meu primeiro oscar era um peixe muito agressivo quando o assunto era o seu território. Eu apanhava muito na hora de limpar o aquário, tinha que me proteger com a tampa do aquário para não ser "mordido", porém sempre acontecia algo interessante quando colocava peixes para ele se alimentar. Ele sempre comia 29 dos 30 que eu colocava e sempre, é sério, SEMPRE deixa um peixinho...eu tinha que ficar alimentando ele e o oscar nem ai para o peixinho, porém quando eu colocava mais 30, ele fazia o mesmo comia todos e só deixava um...um desses peixinhos cresceu a ponto de ficar com uns 15 centímetros.

      Meu conselho depois de escrever essa bíblia é, faça o teste, seja como o seu oscar se comporta, até porque já vi vários aquários com oscares e outros peixes juntos. Eu acredito que você consiga e não vá perder peixe não, principalmente se você colocar o oscar junto dos outros peixes ainda pequeno e se possivel o oscar menor que os peixes do seu aquário.
      Só uma um detalhe, você comentou que seu aquário tem locais aonde os peixes possam se esconder do oscar caso ele fique agressivo, ai é meio que problema, o aquário por maior que seja, não é tão grande para o oscar ficar se afastando o suficiente para os peixes saírem da toca e se alimentarem, sem contar o estresse, eles podem ficar fracos, pegar doenças e morrer. Tudo é questão de testar e ver o que dá, mas fica o alerta que eu te deixei.

      Abs

      Excluir
  2. Olá amigo criador de Oscar. Muito bom seu site! Me diga uma coisa... eu comprei um oscar albino (lindo rsrsrs) e fiquei tão apaixonado que resolvi colocar outro no aquário! Só que quando o outro chegou ( cerca de 4 semanas após o primeiro) meu oscar albino cresceu tanto que a diferença entre eles ficou de 10cm!!! o Vendedor me aconselhou a esperar o segndo crescer masi para não ter problemas. Bom o que eu quero saber é: Como juntar os 2 após estarem maiores?. meu aquário tem 150 cm de comprimento e pelo o que eu li no seu site juntar 2 pequenos já é trabalhoso, não quero imaginar como poderá ser quando maiores...Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!!! Seu oscar albino cresceu bastante mesmo...eu tive um aquário com um albino e um bronze, mas eu comprei os dois bem pequenos e coloquei eles juntos no aquário. O seu caso é diferente, você comprou um e 4 semana depois comprou outro. Oscares são peixer territoristas, eles assumem aquele aquário como deles e depois de um certo tamanho fica difícil e em alguns caso impossível introduzir outro oscar no mesmo aquárido, ou qualquer outro peixe. Para te dar uma sugestão preciso de mais informações:
      Como é o comportamento do seu orcar albino? Ele fica tentando te atacar quando você se aproxima do aquário ou não? Ele deixa você mexer no aquário sem te atacar? preciso dessas respostas para saber se ele é muito agressivo e protetor do seu território, se for sim para essas perguntas aconselho a você esquecer tentar juntar os dois porque o menor vai morrer. Uma coisa que você pode fazer: Dividir o aquário com um vidro e ver como ambos se comportam, Se eles se aceitarem e não tentarem atacar um ao outro então ai você poderá tirar a divisão (estudo por uma semana pelo menos isso), mesmo assim o ideal é tentar deixar o outro oscar do mesmo tamanho do albino...você teria aquário para isso? Se não, você terá que dividir o aquário deixando o segundo oscar com mais espaço que o albino, assim você inibe o crescimento do albino e talvez estimule o crescimento do segundo oscar, mesmo assim se tudo der certo eles vão de vez ficar se trombando, mas nenhum dos dois se machucam, ok?
      Agradeço por ter gostado do blog. Faço tudo pelo amor que tenho pelo meu oscar :) Brigado.

      Excluir
  3. Respostas
    1. lucas lin muito obrigado por ter acessado o blog, mas vamos a sua pergunta:

      Não, oscar não pode comer sucrilhos. E por que não pode? O sucrilhos é para nós seres humanos, oscares necessitam de uma alimentação especifica para ele, existem várias marcas que vendem rações para oscares, portanto não de sucrilhos para seu oscar se quiser vê-lo nadando feliz e contente, ok?
      PS: Desculpa a demora para responder.

      Excluir
  4. o meu oscar tem apenas 8 cm e ele nao come a raçao da alcon carnivoros e nenhuma raçao mais ele come o meu oscar so come peixinhos pequenos por exemplo: o tera mato grosso peixe ele come mas nenhuma raçao ele come o que eu faço me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu oscar quando chegou no meu aqua ele tem 8 cm agora 9 dias meu oscar esta 9 dias na minha casa

      Excluir
  5. o meu oscar depois de comer tetra mato grosso ele ficou deitado no canto do aquario o que sera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo lucas lin, eu também tive e tenho as mesmas dificuldades que você, o que você pode fazer é o seguinte. Nunca consegui fazer nenhum dos meus orcares comerem ração da Alcon, não tendendo o porque, mas é assim, porém uma ração que nunca dá problema é da Tetra, a TetraCichlid, Sticks. Essa ração é muito boa, outra coisa é o patê (tem a receita de como fazer no blog), uma coisa, oscares são mais ou menos um mistério, eles sempre são abertos para todo tipo de comida, porém tem alguns que sõ mais difíceis de acertar. Tenta comprar a tetra e faz da seguinte forma:
      Da um pouca da ração (atenção, essa ração é vendida em 3 tamanhos, compra o menor porque o pote grande os sticks são muito compridos para ele e ele não vai conseguir comer e desistir). quando falo em pouco, é pouco mesmo, coisa e 7 a 8 sticks e observa se ele via comer ou não.
      Deixe os sticks no aquário por no máximo 30 minutos (esse tempo é suficiente para você saber se ele comeu algum sticks) para , se ele não comer nenhum ou comer só alguns e deixar o resto, tira o que ficar.
      Nesse período de adaptação não dê outro tipo de comida, mesmo se você ver que ele esta desesperado por peixinho,
      Lembre-se orcar é um peixe esperto e faz manha para conseguir o que quer.
      Tenta fazer isso por uns 3 dias, se não der certo libera peixinho de novo por um dia e no dia seguinte tenta ração.
      Eu já cheguei a fazer isso com meu oscar por uns 5 dias direto, não aguentai ver o peixe ficar sem comer e voltei a dar patê no meu caso, no seu, dê os peixinhos e no dia seguinte volta a tentar ração.
      Numa loja de aquarismo já fui orientado a deixar o oscar só recebendo ração por uns 7 dias, mas eu acho muito tempo.
      Faz como eu tô falando que ele vai aos pouco começar a comer ração sim.
      História:
      Só para você entender, TODOS os meus orcares somente comiam ração da tetra, mesmo o que era mais aberto a variedade de ração quando ficou um pouco maior só aceitava ração da Tetra, e olha que eu tentei variar. No caso desse meu ultimo que tá na foto do blog e é pro ele que esse blog foi feito tive que tentar umas 4 rações diferentes porque não queria voltar para tetra, mas não teve jeito, teve que ser tetra, ok? Qualquer coisa, estou aqui para ajudar no que for preciso. Abraço, novamente agradeço por visitar o blog e se caso quiser voltar as portas estão sempre abertas. Inclusive se quiser deixar fotos do seu oscar, eu criei uma pagina aqui no blog para os donos desse maravilhoso peixe poder postar seu bichanos, mas de uma forma ligada a admiradores. É só deixar o link do seu vídeo do youtube ou link para foto que eu baixo aqui e posto no blog com os informações ou dados que você quiser que eu deixe de info pro povo. Boa sorte ai e fica tranquilo que vai dar tudo certo :)

      Excluir
  6. nao da para eu comprar a raçao da tetra e muito cara e nao tenho tempo
    nao sei q vou dar para o meu oscar ja tentei dar graos de pao ja tentei de tudo o q eu posso fazer ajuda-me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta outra marca de ração mais barata e usa a mesma técnica que te passei, existem loja que vendem rações baratas e se você conseguir fazer que seu oscar aceite, poderá variar com peixes e patê de vez enquanto e seguir firme com ele.

      Excluir
    2. lucas lin fiz uma pesquisa para você e encontrei alternativas, tente essas rações:
      Nutral ouro Sticks, essa é própria para oscar e custa R$11,50 na Cobase
      Um alternativa seria dar Gammarus (camarões desidratados) essa ração é para tartarugas, mas se o seu oscar não esta comendo ração, tenta dar ela para ele se acostumar em procurar ração e não peixe. Um outra coisa que você pode fazer é dar a Ração da Alcon para Oscar, só que ao invés de dar pura, faça um bolinho com carne ou de peixe ou de frango (peixe ou frango moído) não é pra dar muita carne porque turva e estraga a água, mas é algo para tentar fazer o seu peixe mudar o paladar e começar a procurar ração e não só peixinho...qualquer coisa, estou a disposição e se você puder, vem aqui e vai me falando o que esta acontecendo com o seu oscar. Abraço e boa sorte :)

      Excluir
  7. Ola! Tenho um oscar filhote com 2 dias que esta com migo ele estava em um aquario 20l troquei com um aquario de 50l ele esta dividi do com um panga é 1 cascudo com 15 cm vi que ele biliscou eles mais fora isso está tudo normal eu tenho que parti a ração dele se n ele n come quando eunchego ele se deita no fundondo do aquario ele gosta muito do escuro e sai da toca eu vou dar 2 peixes uma vez por semana dou peixes pequenos como o neon so dou o peixe mais a agua dele n coloco qual poderia ser o outro peixe que posso colocar com ele ou que eu n posso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos por partes:
      Você tem um oscar filhote a três dias, certo?
      Ele divide o aquário com um panga e um cascudo, com relação aos peixes:
      A convivência dos peixes no aquário com o tempo irá ficar complicada, talvez o oscar aceite o cascudo, mas o panga com o tempo pode virar comida, justamente porque já esta alimentando o seu oscar com peixe (ração viva). Se você quer que seu oscar conviva com mais peixes (outras espécies) não pode dar ração viva, pois com o tempo ele irá interpretar que todos ali são comida. Esse tamanho de aquário hoje está legal, porém será pequeno para daqui um ano por exemplo. A media ideal para aquário de oscar é 200 litros. Qual ração você está dando? Existem rações menores que você não precisa ficar partindo. Observe seu oscar se ele esta assutado ou é só mesmo que ele gosta do escuro, normalmente oscar costuma se esconder só se esta assutado ou timido, porém isso passa com o tempo. Meu conselho é não dar peixinho pra ele mais, comprar ração que é bem mais completa e possui vitaminas específicas para oscar. Observe se seu oscar esta brigando, se isso acontecer, separe os peixes, ou tira o oscar ou tira os outros. Principalmente o panga...normalmente cascudo se dá bem com oscar, mas o panga eu não conheço, ok?

      Excluir
  8. Faz um canal na youtube e coloca tudo sobre oscar vai ser de grande ajuda tambem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito pela sugestão, porém eu já posto vídeos em um canal no youtube, quando posto lá, os vídeos vem pra cá também. Agradeço pela visita, as portas estão sempre abertas e se puder manter contato para eu saber o que está aconteceu em seu aquário, ficarei agradecido. Boa Sorte

      Excluir
  9. estou dando a raçao da alcon carnivoros ele come mas ele cospe para fora alguns comidinhas da raçao e ele cospe aa raçao pela metade ele come a raçao metade por que ele fazisso me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, pergunta:
      Ele pega tudo que você dá, mas não tudo, ele cospe o resto, certo? Ou vaza palas barbatanas? Oscar é meio porco mesmo, o meu no desespero de comer acaba vazando um pouco, isso acontece porque oscar mastiga a ração, é como um pessoa comendo biscoito e falando ao mesmo tempo, acaba virando aquela chuva, certo? Comece a prestar atenção na quantidade que ele come, veja quanto ele come e sempre de o suficiente, não deixe sobrar. Eu costumo alimentar o meu duas vezes por dia, mesmo se ele fica batendo no vidro pedindo ração eu sempre só dou no horário certo, isso ajuda a criar uma rotina e as chances do oscar enjoar da ração diminuem...você está indo bem, Sabe o e-mail anterior que te enviei dando outros tipos de ração? Se você puder comprar e seu oscar comer será legal, assim você dá variedade para ele. Qualquer coisa, estou aqui pode vir e perguntar sempre. Abraço e boa sorte :)

      Excluir
  10. Ola outravez :) meu oscar esta tudo bem so que vi que ele estava com machucados um pedaço da cauda estava cortado fiquei muito furioso o ph esta tudo ok minha sugestao foi os outros peixes ja troquei de aquario agora o aquario de 50l esta todo para ele, esta se acostumando com migo mais ainda n come na mão ele esta um pouco asustado ainda mais esta comendo normal mais ainda tenho que partir a ração ao meio pode me diser rações menores? Qual é o nome do seu canal na youtube?ja que ele n vai dividir o aquario com nenhum peixe posso dar peixes para ele normalmente vou mudar para um aquario de 150l mais o problema é que eu moro em "apertamento" qual regiao vc mora ? Sou do recife sahe onde vende a ração que vc sugere os osca sao ornovivoros ou carnivoros? Meu oscar é um filhote tigre eu dou neon para ele 1 vez por cemana dou 2 peixes que são os neon que são pequenos do aquario tirei todas as pedras demorou quanto tempo para o seu osca se acustumar com vc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação aos machucadinhos, é provável que você esteja correto, os outros peixes podem ter beliscado ele, foi bom que trocou eles de aquário. Ótimo você planejar comprar um aquário maior para o seu oscar, isso é muito bom. Se você realmente quiser dar peixes vivos para o seu oscar, até pode, mas eu não aconselho, o oscar fica mais agressivo e talvez você tenha dificuldade em limpar o aquário, questão de dominação de território, seu oscar irá ficar grande e ai é uma guerra para limpar o aquário, sei por experiência própria...por isso sempre aconselho a dar ração, você pode dar peixinhos, mas nunca parar de dar ração. Meu canal é DetetiveERic, se você quiser ver os vídeos do meu oscar, tem todos aqui no blog, é só dar uma caçada pelos postes. Eu sou de São Paulo. Oscar é um peixe cheio de manias, com o tempo ele se acostuma com você, não demora muito, coisa de 15 dias se é só você que o alimenta, ele vai sempre procurar você.

      Excluir
  11. N entendose nos colocamos um peixe pequeno relativo a boca do oscar ou menor por esemplo o peixe neon vai servi de alimento acho que vc se confudiu que eu ia dar o tempo todo peixe, eu vou dar 1 vez por cemana 2 neon n ia dar para ração mais sim para ele n perder ohabito de comer peixe e se tb enjoar da ração. Mais tambem quero falar que o meu osca ficou com uma parte da escama saido partes cinzas mais pequeno como se foce uma bolinha bem pequena pode dizer o que é como se fosse aquela história que ceu oscar pulou do aquario e ficou todo aranhado o meu esta com isso em uma parte do corpo que na barriga mais uma bolinha entende?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, se entendi mal peço desculpas, é que eu sou sempre contra dar peixinho como ração, mesmo que seja uma vez por semana, isso prejudica a socialização do peixe. No meu caso, até comigo, meu primeiro oscar eu dava ração viva de vez enquanto e sofria para limpar o aquário, ele ficava muito agressivo. Se formos pensar em um peixe pequeno isso não tem importância, porém imagine um peixe com mais de 25 cm, e mais de um 1Kg de peso com uma bocarra que pode pegar seu dedo por inteiro? Ai a coisa fica complicada. Meu oscar de agora (o Oscarito) é muito tranquilo e estou quase podendo dar carinho nele, ele come na minha mão e se fico observando ele perto do aquário, ele não tenta me atacar. Acho isso muito mais gostoso do que ver meu oscar comendo peixinho vivo, ficando agressivo quanto tento limpar o aquário e tentando me matar quando chego perto :)

      Excluir
    2. Outra coisa, quase esqueci, sobre os pontinhos que você vê no seu oscar...eu preciso ver como é...teria como tirar uma foto ou fazer um vídeo para mostrar? Da forma que você me passou tá muito subjetivo para eu poder saber o que pode esta acontecendo.

      Excluir
  12. qual raçao devo dar para o oscar para q ele nao cospe fora a raçao ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para isso eu preciso saber uma coisa: Ele esta comento a ração e pelo desespero esta cospindo um pouco ou ele experimenta e cospe inteira? Se for a primeira opção, ele está gostando da ração, só é desesperado mesmo, tenta diminuir a quantidade de ração, de um pouco, espere ele comer o que você colocou e coloque mais um pouco, assim ele não fica desesperado e não irá vazar ração pela boca. Agora se ele vê a ração e não vai, ou quando pega já cospe ela inteira ou em pedaços, mas daquele jeito que você vê que ele experimentou e não gostou é preciso trocar a ração ou tentar fazer com que ele coma a que você comprou (igual mãe faz o filho comer verduras). Que ração você está dando para ele?

      Excluir
  13. estou dando a nutral ouro para ele é o sticks da nutral

    ResponderExcluir
  14. qual o melhor cascalho para o oscar tigre o q ele mais gosta qual q ele gosta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação a ração, ele come e vaza um pouco ou não come nada? Eu misturo, cascalho grande e pequeno, essa questão do cascalho é mais importante para plantio e decoração e não muito para peixe. Uma só coisa que você tem que se preocupar é se os cascalhos são polidos...de preferencia para os naturais.

      Excluir
  15. Respostas
    1. Pode sim, só tem que tomar o cuidado de limpar o cascalho, ok?

      Excluir
  16. quando acabei de chegar de casa dai eu fui ver o oscar quando eu fui ver oscar ele se mecheu tudo ele quase pulou da agua parece q estava bebado porque ele se mecheu com tanta velocidade quando cheguei em casa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele se assustou. Ele fica aonde? Na sala? quarto? porque se ele fica em lugar mais tranquilo, será normal ele se assustar com movimento de pessoas, se você chega muito rápido próximo do aquário, ele pode se assustar também se não estiver acostumado a fazer isso. Meu oscar costuma do nada se assustar, algumas vezes de madrugada, coisa do tipo 3 horas da manhã, eu dormindo e de repente o Oscarito resolve surtar e se debater todo no vidro...algumas vezes não tem motivo, eu ainda estou tentando entender o que dele se assustar assim de madrugada. No seu caso, o seu oscar se assustou com o jeito que você chegou, só isso :)

      Excluir
  17. posso colocar o oscar tigre com areia ?

    ResponderExcluir
  18. meu oscar filhotinho de 4 ou 5 cm as vezes quando ele come solta umas bolhas pequenas o que é isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lucas lin...Sim, você pode usar areia no aquário, somente tome o cuidado de limpa-la bem, tem que lavar a areia, se puder comprar areia de loja especializadas é melhor e mesmo assim tem que dar uma limpada. Se comprar substrato não precisa limpar, ele já vem preparado para colocar no aquário. Com relação as bolinhas, de que parte do corpo ele solta essas bolinhas?

      Excluir
  19. oi como fazer carinho no oscar tigre me ensine.

    ResponderExcluir
  20. Descupe pela demora que foi enorme pos comprei mais 1 oscar filhote comprei pq estava barato e n suportei pos vou trocar ele outro peixe isso foi um alto de irresponsável ele ate se estressou comprei tb um aquecedor qual a temperatura ideal para o oscar? Quanto tempo demorar para ele deixar denser filhote? Amarca nele ja foi embora pos depois de se acustumar com migo está um comilão e ja pega comida fora do aquário para faser carinho nele está dificel mais com ele n tem nenhum problema está muito saudável tudo graças a vc eles estao andando juntos e um n com cegue larga do outro e agora? Posso deixar uma tartaruga com o meu oscar?

    ResponderExcluir
  21. Descupe pela demora que foi enorme pos comprei mais 1 oscar filhote comprei pq estava barato e n suportei pos vou trocar ele outro peixe isso foi um alto de irresponsável ele ate se estressou comprei tb um aquecedor qual a temperatura ideal para o oscar? Quanto tempo demorar para ele deixar denser filhote? Amarca nele ja foi embora pos depois de se acustumar com migo está um comilão e ja pega comida fora do aquário para faser carinho nele está dificel mais com ele n tem nenhum problema está muito saudável tudo graças a vc eles estao andando juntos e um n com cegue larga do outro e agora? Posso deixar uma tartaruga com o meu oscar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço que reescreva porque algumas coisas eu não entendi, mas das que eu entendi, vamos lá:
      Qual a temperatura ideal para oscar?
      Oscar é bem resistente, porém ele é da bacia amazônica, portanto, a temperatura ideal é de 28°C. Tente sempre manter nessa temperatura que tá tudo certo.
      Quanto tempo eles demoram para ter filhotes ou procriar?
      Eu nesse aspecto não tenho muita experiência, até porque não tive um casal até hoje. Mas o que posso dizer é que você terá que esperar até que eles fiquem adultos (se tornam sexualmente maduros com 12 cm mais ou menos) para poder ter procriação. Oscar quando está num ambiente que ele considera ideal, começa a preparar o ninho (pedras, telhas ou troncos) oscares são super protetores, chegando em certo nível a atacar seu dono se sentir que os filhotes poder sofre ameaça. Não é bom ter mais peixes no aquário junto do casal de oscares, eles irão atacar para proteger a cria. Oscares são monogâmicos, ou seja, se acertam com uma parceira e só irão procriar com ela. Existe todo um ritual de acasalamento e é meio agressivo. É realizado um teste de força, ambos tremem as nadadeiras e fazer a "luta da boca", chegando até a se beliscarem. Depois de entendidos, ambos se isolam no aquário e se iniciam os trabalhos de preparo do ninho e tudo que já de disse antes nessa mensagem. Costumam ter 4 procriações por ano. Os ovos depois de fecundados são protegidos e o casal realizam a oxigenação e proteção dos ovos contra fungos e bactérias agitando a água. Depois de 3 a 4 dias ocorre a eclosão dos ovos e os alevinos (bebês) são levados para um buraco feito pelo macho (ele carrega os alevinos na boca). Dai pra frente é observação, quando o interesse do casal diminuir com relação aos alevinos, ai você pode mudar o casal de aquário. Portanto como você pode ver é meio complicado procriar porque é necessário ter mais aquários pra transporte dos adultos depois da perda do interesse deles em proteger os alevinos.

      Excluir
  22. Posso colocar uma tartaruga junto com o oscar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não aconselho, ambos comem carne...a tartaruga pode beliscar o oscar assim como o oscar pode atacar ela. ok? :)

      Excluir
  23. Boa tarde ,meu oscar já tem 1 ano e até então estava num aquário de 30 litros mais ou menos ,comprei outro essa semana de 100 lts e ontem fiz a mudança,só q ele está só ficando no fundo do aquário,está quieto,nem comeu a ração hj,tb não gostou quando acendi a luz do aquário,emfim,parece q nem gostou da nova casa,não sei o q fazer,se puder me ajudar ,desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço zilhões de desculpas pela demora para responder...estava afastado do cpu esses dias...vamos direto ao assunto:
      Você fez o correto, comprou um aquário maior, perguntas:
      Como tá o ph da água? Ficou igual ao do outro aquário? Porque deveria estar igual para não o choque da mudança. Normalmente oscar é meio sensível ao ambiente, sente sim a mudança. porém se você teve todos os cuidados para deixar o aquário e principalmente a água legal para ele, pode ter certeza que isso muda com o tempo. Ele esta no momento assutado com a mudança e é um peixe desconfiado (oscar é assim) ele vai se acostumar, por isso que ele não gostou na hora que você acendeu a luz. Quando fazendo mudanças assim ou acrescentamos mudanças bruscas no aquário o ideal é deixar a luz apagada até do ambiente (sala, quarto, escritório) para reduzir o trauma da mudança...Como ele está se comportando agora? Abs e novamente desculpa pela demora

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta e vc está correto em tudo q disse ,agora ele se adaptou ão novo aquário e está da mesma forma ao qual ficava no outro ,está comendo normalmente e voltou a ser o mesmo ,agora quanto a luz ,vc acha q devo ir aos poucos ,ou não devo acender ,a luz é do próprio aquário?...Mais uma vez agradeço pela atenção.

      Excluir
    3. Eu que agradeço, vamos lá:
      Como ele já esta comendo normal, acho que você já pode voltar as coisas ao normal, ou seja, acender luz do aquário e manter a rotina que já tinha. Daqui pra frente é só curtir agora e ele com certeza deve estar amando a nova casa. :) Como eu já disse para outras pessoas, tudo que passo aqui é com base nas experiências que tive e tenho com meus oscares. Criei esse blog só para esse tipo de peixe. Outra coisa, tenho um pagina aqui no blog só para as pessoas que quiserem mostrar seus filhotes. Se por acaso você quiser mostrar seu bichano, só peço que ou faça um vídeo para postar aqui ou mesmo foto que eu posto na pagina. Agradeço muito e sempre que quiser o blog esta aberto para tirar dúvidas sobre esse maravilhoso peixe.

      Excluir
  24. Bom eu tenho um oscar albino e um oscar tigre,os dois estao pequenos mais ou menos 7 cm,graças a Deus nao tenho nada a reclamar sobre alimentaçao,pra se der ideia depois de 1 hora que chegaram em seu novo lar ja estavam se alimentando,eu dou raçao da marca tetra,intercalo entre oscar cichlid floating cichlid sticks e tetracichlid mini granules,sao raçoes relativamente caras e compro pela internet,(moro em uma cidade do interior de minas gerais,aqui so se acha aquelas raçoes coloridas de saquinho rsrs,parece farelo de pao colorido)antes de montar meu aquario eu li muito,estou apaixonado pelos oscars,os dois se dao super bem,o detalhe e que estao dividindo o aquario com platis e paulistinhas,parece loucura mais ate agora esta tudo na santa paz,se acontecer dos oscars comerem os pequenos vou montar um aquario so para os pequeninos...Mais ate entao quero tentar...Ah parabens pelo blog ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa :) Super legal você esta indo bem no seu aquário, também esta fazendo algo muito legal que é rodizio de ração, porém se só conseguisse dar a Tetra não teria problemas, porem você esta dando um plus para eles. Oscares são bem esquisitos nesse aspecto quando falamos na sociabilidade, eles por serem carnívoros com o tempo podem chegar a avançar nos peixes menores, porem quero deixar isso na incógnita. Meu primeiro oscar comia peixes, porém sempre deixava um vivo como parceiro. Se você continuar a não dar ração viva para eles e não estimular eles a comerem peixes, pode ser que eles nunca ataquem os peixes menores. Torço por isso e espero que assim como eu você consiga vivenciar dia a dia por muito tempo cada reação ou sentimentos desse peixe que é o espetáculo. Outra coisa, deixo aos amantes de oscar uma pagina aqui no blog para eles postarem seus bichanos, se você quiser participar, é só gravar um vídeo e enviar o link para mim ou mesmo a foto que eu posta na pagina. Abs e Felicidades. PS: Agradeço e fico feliz que tenha gostado do blog, fiz ele só para o meu oscar, amantes de oscares e seus donos :) Obrigado e espero vê-lo por aqui mais vezes

      Excluir
    2. Com certeza vai me ver muito por aqui,de verdade adorei seu blog,muito maneiro mesmo,esta de parabens,cara to viciado nesses oscars,nao acompanho muito eles porque minha carga horaria e puxada,vejo eles pela manha e so chego as 23:00 em casa,e vc acredita que eles estam esperando para comer rsrs,entrei no site e comprei mais 3 raçoes diferentes 2 da marca tetra e 1 da tropical,( to achando que vou a falencia com esses peixes)brincadeira rsrs,cara eles sao bem 'sem vergonhas'o branco ja vem comer na minha mao,o tigre comum e mais arisco,depois vou tirar umas fotos legais e te mando sim,eu sou um apaixonado por animais,esses 2 o tempo que ficarem comigo seram muito bem tratados,o que me dificulta e que aqui onde moro nao se acha nada e o que tem e muito caro,pra conseguir meu aquario de 280 litros eu tive que mandar fazer em Bh que fica mais de 120 km daqui onde moro,ficou muito caro,mais nao me arrependo to muito feliz

      Excluir
    3. Oscar é muito ligado à seu dono, eu vei o mesmo que você vê nos seus no meu aqui. Tem a sua personalidade, isso que me acha a atenção, ele mais parece um cachorro ou gato do que um peixe qualquer. Pode ter certeza que ficarei muito feliz se puder postar aqui fotos dos seus bichanos, eu fiz vários videos do meu oscar e depois de uns tempos quando volto a ver, lá vem as lembranças de cada vídeo. Isso é muito legal. Outra coisa, o fato de você se esforçar pelo seu oscar mostrar o quanto ama seus oscares e pode ter certeza que os seus com certeza percebem isso, com relação a dificuldade de conseguir materiais ou ração, isso chateia, mas mesmo aqui na Grande São Paulo tive épocas de entrar em pânico por não encontrar a ração que meu oscar...isso é fogo. Novamente reforço, o blog é feito para o meu oscar, seu oscar e nós donos desse maravilhoso peixe, aqui as portas estão sempre abertas, sempre que tiver alguma dúvida, farei o possível para ajudar. Abs e felicidades :)

      Excluir
  25. E cara comprei outras raçoes mais eles nao gostaram nao rsrs,outras da tetra e uma da tropical,eles gostam da floating cichlid sticks quase pulam pra fora do aquario pra pegar,tentei essas outras porque dizem que deixa uma coloraçao muito chamativa e bonita mais eles nao se interressaram rsrs,o oscar tigre estava com um pouco de ictio quando chegou,nao usei medicamentos pesquisei e vi que se aumentar a temperatura do termostato para 30 graus ja ajuda e muito e realmente comprovei isso,hoje ele nao tem mais nada esta super bem,o lado negativo e que se foram 3 paulistinhas,acho que foi o albino que comeu,ele esta um pouco maior que o outro e na hora da comida sempre e o primeiro,o outro e mais tranquilo,vou comprar um aquario menor para os platys.e uma pena porque eles passam o dia todo beliscando os troncos eles comem tudo que aparece na frente rsrs,meu oscar albino fica com a borda da calda e das barbatanas escura,o que pode ser?vc ja viu isso em algum albino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ví peixe mudar totalmente de cor, isso é relativamente normal, o que esta acontecendo com seu oscar albino é que ele esta crescendo e é normal aparecer algumas manchas pelo corpo, ok? Sobre aumentar a temperatura quando é fungo sempre é muito bom, mesmo dando medicação é aconselhável isso, outra coisa que ajuda é sal grosso na água se não quiser colocar medicação no aquário. Oscar é fogo quando o assunto é ração, tem umas que ele gosta outras ele nem da bola..coisa de oscar. :)

      Excluir
    2. E uma pena porque as outras dizem que deixam a cor bem viva,o albino to se achando o dono do pedaço,ele ta atacando o outro que nao se defende apenas foge,acho que terei que escolher entre um dos dois.

      Excluir
    3. Tente fazer com que ele adapte o paladar misturando com as rações que ele come, se você dá carne para ele, tende misturar um pouco de carne com a ração que você quer dar e aos poucos ir tirando a carne até só ficar ração. Com relação ao albino virando dono do pedaço, pelo jeito ele é mais dominante e agressivo, enquanto o outro é mais pacifico, nesse ponto o melhor é observação, tudo pode mudar com o tempo (porém ainda sim é difícil) Quando eu tinha um albino e um bronze em um aquário, de vez enquanto deles disputavam, mas nada de ficar correndo atras um do outro. Aqui mesmo no blog tem um rapaz que teve esse mesmo problema, porém no caso dele isso foi passando com o tempo. Você pode tentar condicionar o albino...sempre que o albino tentar correr atrás do outro oscar tente separar ou inibir o ataque usando uma redinha (aquelas de pegar peixe no aquário) é trabalhoso, mas seria uma das alternativas, a outra é esperar e torcer para que ele pare de atacar ou menor, ok? Boa sorte e sempre que tiver novidade se puder, deixe seu comentário aqui. Abs

      Excluir
    4. Cara quase infartei teve falta de energia aqui onde moro,mais de 13 horas sem energia,pensei que fosse perder meus peixes,vc nao imagina que afliçao,acho que o albino bate porque e um pouco maior,vou testando mais o outro ta com medo dele,quando o albino chega ele se deita no fundo do aquario,mais na hora de dormir os dois dormem juntinhos.

      Excluir
    5. Marcelo, tenta ficar tranquilo, 13 horas sem luz ainda é pouco para um peixe morrer dentro de um aquário, mas mesmo assim é um porre porque pode matar a biologia no filtro (caso você tenha filtro externo). Uma coisa que aprendi com os mais velhos no aquarismo é...ficam sem oxigenação por um tempo é menos prejudicial do que a água ficar parada. O que me parece é que o albino só tá mostrando que ele é o dominante, enquanto o tigre esta tomando uma postura de submisso, se isso ficar por ai, ai tudo bem, com o tempo eles vão se acertar, mas se o albino começar a machicar o tigre, então é melhor tirar do aquário, uma coisa que você pode fazer é tirar o albino desse aquário com um período pequeno, o suficiente para o tigre crescer mais e ficar com o mesmo tamanho do albino. Como isso iria funcionar, você tornaria o tigre dono do aquário, quando ele ficasse quase do tamanho do albino, ai você recoloca o albino no aquário. O albino iria achar que estaria no território de outro e ai iria se comportar, o tigre ia ver que o albino é um pouco maior que ele e não iria agredir.Quem sabe assim eles fiquem em paz...eu usei essa técnica com um cascudo meu que esta muito agressivo, no meu caso deu certo.

      Excluir
  26. quando coloco a minha mao no aquario ele muda de cor o que sera isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O oscar mostra seus sentimentos mudando de cor....ele pode ir de cores vivas para pastel ou mais intensa...estou preparando um artigo sobre isso e irei posta ainda essa semana, mas se ele muda para tons pasteis (mais apagado) significa que o que você esta fazendo esta deixando ele estressado...é assim que mostra que esta estressado ou assustado...ok, se você quer tentar se aproximar dele, inicia primeiro com ele perdendo o medo de você próximo do aquário, depois tente alimentar ele na mão e dai pra frente tente se aproximar dele, porém sempre devagar para não assustar.

      Excluir
  27. posso colocar moeda no meu aquario porque eu descobri que a moeda automaticamente pode limpar o aquario nao sei o porque mais no dia seguinte percebi que estava limpo antes tava sujo e no dia seguinte euvi aagua toda cristalina sem filtro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hã???? Moeda no aquário? Eu nunca ouvi algo sobre isso...tem que tomar cuidado, moeda passa de mão em mão, cai no chão, sei lá mais aonde fica e é colocada, não é algo limpo e livre de bactérias...eu não conheço essa técnica e ai falo de mim. No meu aquário eu não vou colocar moedas não...eu sei que se você usar carvão mineral (o vendido em lojas de aquário) ele ajuda a limpar a água, mas o que é vendido para isso e não o de fazer churrasco, ok?

      Excluir
  28. Boa tarde amigo, eu tenho um Oscar de 26cm.,em um aquário de 110lt., e junto à ele está um cascudo ( ele e o cascudo cresceram juntos). Ele não está comendo a ração faz uns 4 dias ( dou ração JBL stick ), ele só esta comendo banana. Ele adora frutas, mas só está querendo mesmo a banana. A temperatura da água está ótima o Ph também, e ele parece estar bem também. O comportamento está normal, não tem manchas alguma pelo corpo e nem inchaço; mas não sei o que fazer em relação a ração, porque ele adora a ração que dou à ele. E ele também é muito guloso, como você já sabe. Ele come de 5 a 6 vezes no dia. E agora não está querendo comer. O que será q pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Bianca...o que pode ser é que ele esteja enjoado da ração...eu com meus oscares tive o mesmo problema. O que você pode fazer e esperar para ver se ele volta a sentir vontade de comer a ração. Uma coisa que me aconselharam numa loja foi fazer o seguinte:
      Coloca ração para ele como sempre, se ele não comer tira a ração que ficou boiando no aquário...deixa ele um tempo sem dar banana, porque o que parece é que ele esta substituindo a ração pelas bananas...também você pode misturar banana com ração para tentar fazer com que ele volte a comer ração...se essas duas coisas não funcionarem, terá que cortar de vez a banana e forçar ele a voltar a comer ração. Eu tentei isso uma vez, mas meu oscar ficou até 5 dias sem comer ração, eu entrei em pânico, porém já soube que teve oscar que ficou 7 dias sem comer e depois voltou. Eu aconselho a tentar isso, se em 3 dias ele não comer nada, faz que nem eu...vai ter que ir pra Tetra...pelo menos é a ração que eles nunca negam. Tenta diminuir a quantidade de vezes que você da ração por dia...5 a 6 vezes talvez seja um dos motivos que o fizeram enjoar da ração.

      Excluir
    2. Obrigado pelas dicas, vou tentar.

      Excluir
    3. Opa! Espero que minha experiências com meus peixes possam te ajudar. Boa sorte :)

      Excluir
    4. Olá amigo, realmente ele não quer comer nenhum tipo de ração, hoje já faz 12 dia que ele não come ração. À 3 dias a trás dei umas minhocas pra ele, e ele comeu bem, mas as rações ele não quer nem sabe; espero q quando ele realmente tenha fome, ele coma, se não não tenha nada q possa fazer. Ele está bem, aparentemente não parece ter nada, brinca e fica fazendo gracinhas pra mim, e gosta que eu converse com ele. Vamos ver até quando ele vai ficar sem ração. Obrigada pela atenção.

      Excluir
    5. Ele tá comendo carne de peixe? Tenta fazer uns bolinhos de ração envolvidos com uma camada só pra enganar com carne de peixe. Assim ele sente o cheiro do peixe, mas na hora de mastigar acaba indo ração e tudo. Tenta ver se ele não cospe o bolinho. Fico triste por nesse ponto, mas aliviado por saber que ele esta se comportando normalmente. Boa sorte.

      Excluir
    6. Olá, ele não está comendo carne de peixe, e ele é tão danado que tento colocar a ração no meio de frutas e ele consegue separar, rsrsrsrs. Ele é muito esperto, mas vou tentando um pouco de cada coisa; não estou deixando ele sem comer nada, as vezes dou minhocas e frutas. Mas muito obrigado pela sua atenção.

      Excluir
    7. Espero que as coisas agora estejam indo bem. Peço desculpas pela demora para responder, tive problemas pessoais. Oscar é um peixe danado mesmo. O meu também tá complicado de comer, mas tá comendo ração bem poquinho. Acho que é o lote, tem vezes que ele não aceita mesmo a ração, porém quando compro nova ele volta a comer e a pedir mais.

      Excluir
  29. Cara nao sei se e so comigo,eu faço tpa de 1 a 2 vezes na semana,limpo todo o fundo com o sifao mais em questao de horas ja começa a aparecer o cocozao deles rsrs,putz eles cagao muito,eu uso balsato e como as pedras sao negras logo se destaca a sujeira deles,achei um pet shop aqui perto de casa que tem bastante coisa,comprei uma raçao da alcon para carnivoros,to dando ela com a da tetra eles tao aceitando bem,essa da tetra e excelente mais doi nos bolsos rsrs,300 gramas dela e 160 reais,mais sempre terei dela pois quero o melhor para eles,cara eu queria um red tigre acho as manchas vermelhas show de bola,o meu tigre fica So escuro so pela manha quando ele desperta que da uma clareada,mais desde que chegou que ta escurao,acho bonito os com manchas,agora com o feriado prolongado quero curtir mais eles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Marcelo, realmente é grandinho o totô deles...dependendo do tipo de fundo vai destacar mesmo...Com relação a cor dele, o oscar demostra como se sente mudando o tom do corpo, normalmente quando fica mais claro (tom pastel) é sinal que ele ficou estressado ou assutado. As coisas são assim...se ele se estressa ou assusta, tom mais claro, cores vivas, simboliza que ele esta se sentindo bem ou feliz ou que se mostrar. O meu quando resolvo ascender a luz do quarto no horário que ele esta dormindo fica bem escuro e você vai perceber que os olhos ficam com tom diferente também, mais realçado...Estou montando um artigo sobre esse tema, mas é muito duro, porque eu preciso tirar fotos ou registrar o peixe em situação normais e o pior em situações que incomodam ele...como eu não quero fazer ele sofre em nome da ciência, se um dia ele fica estressado tiro foto, já a dele com cara de sono já tenho....Assim que tiver o artigo pronto você poderá ver e entender melhor o seu oscar...Com relação as rações, é fogo a tetra é a unica pra mim também, não porque quero, mas porque todos os meus oscares só queriam tetra...E realmente ela é cara, existem outras marcas também muito boas, mas infelizmente o meu oscar não come. Abs

      Excluir
    2. O bichinho e danado sabe o que bom rsrs,tava vendo em um site uma da tetra se nao me engano e tetra jumbos,vc conhece essa?Dizem que a aceitaçao e muito boa,fiquei com vontade de comprar mais so achei de 100 gramas pra cima,quando vou fazer teste gosto de comprar com menor quantidade ja que e para fazer teste,ela e mais cara do que a outra raçao da tetra que estou usando tambem,como trabalho o dia todo ontem pedi minha vo pra alimentar eles,pense em uma bagunça,eu dou a da alcon misturada com a tetra,ai eles comem no impulso rsrs nem percebem direito porque sao muito fominhas,minha vo jogou so da alcon,encheu meu aquario eles nao comeram nada rsrs,cheguei tava cheio o aquario,os platys e molinesias estavam quase explodindo eles comem tudo que da,como a raçao foi para o fundo e começou a desmanchar eles fizeram a festa rsrs...

      Excluir
    3. Eu sei como é...fico feliz que você consiga dar para os seus a ração da Alcon, no meu caso eu nunca consegui...talvez porque eu sempre dava ela sozinha, admito que nunca pensei em dar ração junto com outra marca, pelo que vejo é algo que dá certo. Com relação a Tetra Jumbo eu conheço sim, mas sempre dei a tetra cichlid sticks porque é especifica para oscar. Você mantem no mesmo aquário oscar, platys e molinesias? Muito legal isso, seu oscar já é adulto ou não? Espero que a convivência continue sempre pacífica :) Abs

      Excluir
    4. Nao sao adultos,mais ja tem porte para comerem os platys e molinesias se quiserem,mais espero que isso nunca aconteça e nunca insentivei a isso,se acontecer deles comerem 1 eu tiro os outros para outro aquario,no seu habitate natural o oscar nao tem o habito de comer peixes,muito pelo contrario se formos olhar a cadeia alimentar ele esta bem la atras,o oscar come na sua maioria insetos,o oscar e lento e no habitate natural leva desvantagens pois os menores tem muitas opçoes de fuga,em seu habitate o oscar come tambem peixes ja decadentes,eu li muito antes de compra os meus rsrs,uma duvida os meus so ficam abrindo e fechando a boca,os seus tambem sao assim?

      Excluir
    5. Também torço para que não ataquem os outros peixes, pois seu aquário ficara muito lindo com a variedade de peixes. Com relação ao oscar em seu habitat natural e ele é o predador natural de piranha (se alimenta dos alevinos ou ovos), Faz um tempo, preciso confirmar, mas li também que ele é o predador natural também de filhotes de jacaré, mas preciso confirmar...O oscar foi introduzido no Rio Tietê (interior de São Paulo) por causa desses dois aspectos dele, lá ele é liberado para pesca e dizem ser guerreiro e ter carne saborosa :( Eu tinha um chefe que ao ver o meu primeiro oscar, até salivava, porque ele tem casa na margem do Rio Tietê lá pro interior e pesca oscar, só que a cor deles lá é diferente. Com relação a os oscares ficarem abrindo e fechando a boca é sinal de pouca oxigenação, Sugiro que você verifique o seu PH e principalmente amônia e nitrito. Esses dois últimos podem estar alto, porque olhar o PH, você precisa saber o nível de acidez da água para só depois de corrigir o ph conseguir controlar a amônia e nitrito, é tudo meio ligado. Como você limpa o seu aquário 1 a 2 vezes por semana o que pode estar acontecendo é que a biologia boa esteja em baixa, isso por causa do sinfão, você tira tanto as bactérias ruins como as boas, isso com o tempo vai deixando os níveis de nitrito e amônia altos. Platys e molinesia são peixes de água alcalina, já o Oscar é de água meio acida, ai da conflito. Porém para isso existe a velha solução do deixar a água do aquário com Ph neutro. Ai ninguém se sentirá mal. O oscar só fica abrindo a boca em 4 ocasiões: Disputa, pra comer, se esta entediado (ele boceja) e se fica direto é porque esta buscando oxigênio no aquário...tem que pesquisar.

      Excluir
    6. Desde que coloquei eles o ph sempre fica neutro,isso me chamou atençao agora,estava vendo uns videos e os oscars estavam com a boca fechadinha,eu uso filtro externo e interno,acho que vou ter que colocar uma bomba de oxigenaçao...

      Excluir
    7. É bom, eu antes tinha assim, 2 filtros (externo e interno) e a bomba de oxigênio (submersa). Como a interna aquecia muito a água, depois de um tempo fazia muito barulho e o meu oscar sempre atacava ele, eu resolvi tirar. Ganhei mais espaço no aquário, meu oscar ficou mais tranquilo. por outro lado a cada 2 semanas tenho que dar uma troca da de água...esqueci de te falar, ao invés de sinfonar o fundo do aquário toda vez, um conselho que sou é só trocar a água. Assim você não ataca tanto a biologia do aquário...existem umas ampolas com biologia que são vendidas de lojas de aquarismo, são para até 1000litros. Você pode colocar tudo de uma vez só, uns 2 ou 3 dias faça a medição da amônia e do nitrito, se estiverem altos ainda, só troca água (10%) e coloca mais uma ampola...nas outras semanas só troca água e não sinfona tanto...o ideal é só de 15 em 15 dias, agora troca de água você pode fazer quando achar necessário..existem lojas bem conceituadas de aquarismo que fazem a troca d'água diariamente dependendo do peixe...no seu caso, faz de três em três dias a troca da água e tira o totô do oscar que ficar no fundo com uma redinha para manter a higiene e estética do aquário. Tô montando um artigo aqui, espero postar já hoje ou mais tardar amanhã, terá um vídeo do meu oscar comendo Você verá que o meu não fica abrindo a boca direto também...alias o meu só faz isso quando tá bocejando...é cômico...Oscarito entediado!!!

      Excluir
  30. Cara vlw mesmo pelas dicas,seu blog e show,fui alimentar agora os dois vieram numa ancia se chocaram e o tigre perdeu umas escamas,vou providenciar uma bombinha para oxigenio para amanha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela visita. Saiba que esse blog foi feito para nós e principalmente para o oscar. Um peixe especie de peixe diferente das outras...Também tenho aqui no blog uma pagina só para os visitantes postarem seu bichanos, se quiser algum dia mostrar o seu aquário é só me enviar o link do vídeo ou o vídeo ou mesmo a foto que eu publico nessa pagina. Abs

      Excluir
    2. Vou postar sim,minhas ferinhas ainda estao pequenas e meu aqua nao esta da forma que quero ainda,mais depois te mando umas coisas...

      Excluir
  31. OLÁ. ... boa noite... tenho um aquário de 100 litros com um Oscar de 17 cm, um cascudo e 3 ampulharias. .. tenho um filtro Atman 0600 e não tem bomba d oxigênio. .. tenho que colocar ou a queda da água do filtro já proporciona o oxigênio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo.
      Eu sempre tive, mas não que seja obrigado, eu gosto porque ajuda na oxigenação da água e a uns tempos atrás tinha lido que ajuda também em dias de calor a refrescar o peixe porque o ar chega mais fresco na água (alguns peixes gostam). Seus peixes ficam abrindo a boca como se tivesse procurando oxigênio? Ou com respiração rápida? Se uma ou as duas coisas estão acontecendo então seria bom tem uma bomba de ar...A cascata ajuda na oxigenação, mas não é o suficiente. Um coisa que você nunca pode deixar que aconteça é a água do aquário ficar parada, isso é mais importante que a oxigenação em si. Se você comprar um bomba submersa o lado positivo dela é que ajuda na circulação, não faz barulho, e ajuda no filtro biológico (aquele montado com placas pretas no fundo abaixo do substrato), para alguns peixes é bom para exercicio, já que próximo da bomba a correnteza é forte [paulistinha (danibio) adora isso] . Já as outras que ficam fora (nem sei se vende mais), faz tempo que não tenho e as que eu tinha faziam barulho, era o inferno. Poxa...uma coisa, seu oscar não fica tentando pegar as 3 ampulharias? Sempre quis colocar no aquário, mas meu oscar é curiosos e começava a fusar e no fim descobria que podia comer e ai já era :( Legal isso no seu aquário. Abs

      Excluir
  32. Cara... vou comprar a bomba... melhor prevenir... na verdade o aquário está perfeito pois o Oscar como é joga comida no fundo do aquário, daí o cascao e as ampulharias comem essa ração mais a de fundo que jogo para eles.... e ainda as ampulharias fazem ninho o tempo todo e meu Oscar come apenas os ovos... uma iguaria para ele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!!! Seu aquário entá perfeito, ampulharias fazem ninho e mantendo a limpeza do aquário. Com relação a bomba é aquele negocio, melhor ter do que sofrer depois por não ter. No meu aquário aqui no quarto uso uma bomba submersa e deixo ela controlada para pouca oxigenação, está perfeita pro meu oscar e não faz barulho a noite para eu dormir tranquilo. Abs

      Excluir
    2. Cara... vc usa a bomba com bolhas? Pq quando uso com bolhas faz um barulho e o oscar parace que nao gosta delas tbm... deixar sem o caninho externo atrapalha a oxigenar?

      Excluir
    3. Sim eu uso com as bolhas porque são elas que oxigenam a água, se você usar sem o caninho, o ar não vai se misturar a água...servira só para fazer a água circular. Eu faço o seguinte, no caninho tem um regulador de vazão, é só regular. Deixar um pouco fechado que o som diminui. Se você deixa tudo aberto o som fica alto mesmo e faz muita bolha na água. Ai é uma questão de regulagem a achar a que você se adapta melhor, mas sem o cano não tem oxigênio, ok? Abs

      Excluir
  33. E ai parceiro tudo blz,como faço para postar fotos aqui??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal :) envia para o e-mail ericgrilo@bol.com.br...eu vou pegar as fotos e posto na pagina Seu Oscar No Blog..(o link esta no lado direito da pagina para você poder ver os vídeos)...deixe no e-mail o que você quer que eu poste junto (nome do peixe, seu nome, de onde você é), Depois faço um poste na pagina principal (a inicial) com o link para a pagina com fotos...

      Excluir
  34. Iae.Descupa por eu ter passado esse tempão sem falar, meu aquario está lindo comprei um surubi para ficar com o osca ja que ele tb É carnivo. Ve achei em recife coisa muito dificel de se achar um aquarismo que vende de tudo que vc imagina de todas as regiões do brasil mais o preço é caro n tando mais é um pouco até cavalo marinho tem descupe enrrolei tanto descupa mais a pergunta é comprei camarão conjelado bem piqueno já ta morto mais ele come normal tem algum risco a saúde dos meus peixes meu osca n ta com a mesma cor que eu comprei oque faço? comprei aquecedor deixo em 29 graus e ele fica com quase a mesma cor que comprei me dis como que eu sei o sexo do osca n entendi quando vc escreveu lá.obg

    ResponderExcluir
  35. Responde pf logo n gosto de ver o meu oscar assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, desculpa a demora, tive problemas pessoais aqui e bagunçou tudo aqui, vamos lá:
      Você esta dando camarão para ele comer, a questão é...o camarão é fresco? Porque se for, não tem problema não. O ruim é que para fazer o oscar dar preferencia por ração é mais dificil, ok? Agora se não for camarão resco evite dar.
      A temperatura ideal para oscar é 28Cº, você só deixa mais quente se o peixe estiver com algum tipo de fungo, caso contrario deixe sempre entre 27 a 28Cº, ok?
      Com relação a cor dele, essa parte eu não entendi direito, o seu fica com uma cor mais pastel ou mais escuro? Precisa saber também que o oscar quando pequeno tem uma certa coloração, porém conforme cresce a cor real dele vai aparecendo. O meu primeiro era bem escuro quando pequeno. Quando ficou adulto ele ficou com um tom mais claro, porém os listras dele (desenhos) não mudaram, precisa ver se é o seu caso.
      Com relação a saber o sexo do seu oscar, isso realmente é complicado, mas vamos pensar assim:
      Olhando o seu oscar na parte de baixo(barriga), observe entre a nadadeira da barriga e a calda, você verá aonde ele libera os totos dele, certo? Mais para frente (sentido da calda para a cabeça) você vai observar se perto do ânus tem um pontinho (uma bolinha) junto...se esse estiver bem junto formando um 8, então ele é macho, se o ponto estiver mais afastado, então ele é fêmea, ok?

      Excluir
    2. Obrigado,meu oscar e fêmea e de quantos anos ela pode cruzar? Ela tinha a cor clara cheio de pintas cores muito vivas ai a cor dela ficou escura e percebi que ela ta com machas vermelhas quer dizer que ela ta mudando de cor? Ou uma doença? A e os pitos sao bem peguenos mortos mais ela come só que teve uma vez que ela n comeu como é que eu posto foto e te mando blz.

      Excluir
    3. Então Lucas, oscar procriam já quando atingem uns 20cm. É bem complexo e envolve várias fases, desde o cortejo, até a criação de um "ninho" proteção e após um tempo eles param de cuidar dos alevinos e depois de um tempo a fêmea esta novamente disponivel para acasalamento. Oscares são como pombos e piguins, ou seja monogamicos, mantem mesmo parceiro sempre. Com relação as machas, acredito que seja algo normal, mudança causada pelo crescimento, não conheço até hoje algum tipo de doença que crie manchas vermelhas...Já ví um tipo de infecção que uma capa que tive pegou e o contorno de cada escama ficou avermelhada por que estava sangrando, mas consegui reverter. Oscar é um peixe muito forte. Ela irá mudar o comportamento se estiver doente, vai ficar tristinha, coisa que pelo jeito não esta acontecendo...outra coisa é ela começar a tombar, essa é uma das formar do oscar mostrar que tem algo errado, ai você precisa observar bem se é algo do ambiente ou se é alguma doença...mas não é o seu caso, acredito. Para enviar a foto para eu postar aqui no blog. Peço que envie para o ericgrilo@bol.com.br, com o seu nome no titulo e escrito oscar (para eu saber o que é), No e-mail deixe os detalhes que quiser que eu poste abaixo da foto...por exemplo nome, nome do peixe, coisas assim, se quiser. ok? Abs e qualquer coisa, pode vir aqui que o blog foi criado para troca de conhecimento sobre oscar :)

      Excluir
  36. Ola de novo, o meu oscar muda de comportamento sim ele ta mais calma a minha presença e ao eu sair se solta e ela fica de vez em quando se esfregando no cascalho e as vezes batendo no vidro vou fazer um aquario de 150l aqui em casa e vai vicar ela e um surubi mais o surubi cresce muito e depois que ele ficar enorme vai pra panela ou solto no rio mais a questão é n oque cerá que ela está se esfregando no fundo do aquario?
    Ela quando ela está assim eu dou peixes pra ela ela come 5 mais vou ecomendar 50 iscas vivas mais n taca tudo no aquario. Obrigado pelas dicas=)

    ResponderExcluir
  37. Obridado por tudo suas dicas e etc aquela mancha vermelha era ela mudando de cor surgiram outras pintas vermelhas ela ta crescendo muito saúdavel obrigado e

    ResponderExcluir
  38. E ai cara blz...

    Bom aconteceu algo que ta me deixando intrigado,a raçao dos meus oscar estava acabando ai eu resolvi comprar em outro site,a tetra acabou e eu continuei dando a da alcon que eles de boa tambem,ai a da alcon acabou,nesse site que eu comprei mesmo por sedex demoraram demais pra entregar,fiquei 2 dias sem raçao,aqui na cidade onde eu moro nao tem nenhuma loja de aquario que vende raçao,so aquelas de saquinho,aqueles farelo colorido e eles nao come de jeito nenhum,enfim pensei em comprar uns peixinhos pra dar eles mais fiquei com do,ai eu fui no quintal e peguei umas minhocas,o oscar tigre comeu ate lamber os beiços,o albino comeu mais foi mais contido,agora que surge o poblema as raçoes chegaram,o albino ta comendo de boa,o tigre nao quer comer de jeito nenhum,eu jogo a raçao ele engoli e manda pra fora,nao ta nem mastigando,a cor dele ta normal,nao tem manchas nem nada,ta nadando normal,sera que ele nao vai mais querer comer raçao????

    ResponderExcluir
  39. Respostas
    1. Amigo, não...estou com ele aberto aqui normal...por que? Você teve problemas ao acessar? me diga o que aconteceu para eu poder entender o que aconteceu e tomar alguma atitude para resolver ou impedir futuros problemas de visualização. Grato.

      Excluir
  40. Eu intrava todo dia para ve se vc respondeu as minhas perguntas e nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!!! As primeiras perguntas que você fez só estou vendo agora...vou verificar isso, peço desculpas pelo ocorrido e com relação a sua oscar ficar se esfregando no fundo, de uma olha pode ser fungo, aumente a temperatura do aquário para 29°C se você perceber algum tipo de ponto branco no corpo, um material aveludado tire uma foto dele e me passe no e-mail ericgrilo@bol.com.br (titulo do e-mail com o seu nome e a palavra oscar) que tento ti ajudar aqui. Eu realmente fiquei afastado uns tempos por causa de problemas pessoais, mesmo assim no máximo uns dois dias e realmente seus e-mails são antigos, eu deveria ter visto eles. O que acontece aqui é assim:
      Eu recebo suas perguntas ou mensagens aqui no meu e-mail, ai que consigo saber e o que esta acontecendo e respondo, o seu e-mail não veio para mim, por isso não respondi. Peço novamente desculpas pelo que aconteceu e me avise se o seu problema ainda continua...Eu fiz um artigo falando justamente sobre a questão do oscar ficar raspando no fundo, pedras ou o que ele puder raspar. Peixes tem esse comportamento porque querem tirar o que esta incomodando. Maio foi um mês muito frio, principalmente o final e isso pode dar problema para oscar, aconteceu comigo, o meu pegou a doença do veludo, mas só precisei aumentar a temperatura do aquário e hoje ele já não esta mais doente. Me mantem informado do que acontece com a sua orcar. Abs e sinceras desculpas pelos problemas no e-mail.

      Excluir
  41. Blz cara ? Meu oscar comia ração e de 15 em 15 dias uns 6 espadinhas para variar. Então comecei a dar camarão desidratado para ele como suplementacao na alimentacão e foi ai q me estrepei... ele não come mais ração nenhuma. Posso dar só o camarão desidratado como fonte principal de alimentação? Tenho medo de não suprir todas as necessidades nutricionais do peixe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz amigo...então, sinceramente pode ter problemas sim até porque o camarão não via suprir tudo que ele precisa. Eu fiz um poste falando disso e deixando algumas técnicas que podem fazer seu oscar voltar comer ração. Outra coisas que você pode fazer passar alho na ração para ver se ele volta a se interessar pela ração, também pode obrigar ele a comer ração...isso esta no poste sobre o tema. Abs

      http://oscaropeixe.blogspot.com.br/2014/04/por-que-meu-oscar-nao-come-mais-racao.html

      Excluir
  42. Ola n precisa se descupar é pq vou viajar e queria ele bem, mais a minha familia vai cuidar dela as pedras no aquario tem alguma diferença o meu aquario ta sem pedra obeservo no meu oscar que ele ta com bolinhas brancas n cei se é bolinhas de oxinar a agua que fica as vezas ou fungo vou enviar foto.como eu sei se é oscar tigre ou red.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, preciso realmente dar uma olhada na foto, até porque bolhas de oxigenio não ficam muito tempo no corpo do oscar, elas ficam coisas de minutos no máximo. Não tem não diferença, pode ficar tranquilo que sua oscar tá sem pedras, só tem que ficar fazendo mais vezes a faxina no aquário porque não tem o substrato que age como filtro biológico. O oscar red tem mais pontos vermelhos, o tigre ele é o oscar mais comum, rajado como um tigre mesmo com tons mais escuros e claros. O red pode ter váriações e se for um tigre red, ele tem os rajados de um tigre e também os pontos vermelhos pelo corpo...não são só pontinhos, e sim partes vermelhas no corpo., ok?

      Excluir
  43. Mandei a foto vc vio meu oscar agora ta bem melhor ela ta saúdavel e é um oscar red tigreque ts ganhando as bolinas vermelhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Lucas, o seu oscar é um oscar tigre mesmo, muito bonito, parece o meu :) Amo oscar :) Ele tem poucas pintas vermelhas, por isso ele é um oscar tigre. Não consegui ver pela foto muitos detalhes, porque ela tá meio fora de foco e o oscar ficou um pouco borrado. Com relação ao aquário, não tem problemas não ter o cascalho. Eu gosto porque ajuda na biologia, o problema de não ter é que você terá que fazer limpeza muito mais vezes, isso pode estressa o peixe, pode causar choque térmico e mudança de PH. Com relação a temperatura, esta boa, 29°C, mas o PH tá alto, o ideal é 6.8 ou 7.0 (que é neutro), tenta baixar um pouco pra 7.0 que ai fica neutro e tá bom também para oscar. Lembre-se, oscar é um peixe da bacia amazônica, portanto a água lá é acida e não alcalina. Como você está pensando em trocar de aquário, espere para colocar cascalho e enfeites no aquário novo, assim o trabalho é menor, ok? Abs :)

      Excluir
  44. Ok vl esse é o meu peimeiro oscar tive outro oscar mais n deu certo eles acabavam brigando ai ele morreu o segundo , mais eu to com ele tem 3 meses ela ta legal minha irmã ta cuidado dela mais eu n sei como vou ficar longe dela infelismente mais assim tudo que eu aprendi aqui eu escrevi e coloque no papel e ela ta fazendo certo mais o problema que eu temo é será que ela vai gostar mais dela do que de mim pq assim animais que eu vejo hoje em dia eles se apegam quando eles dam alimentos a ele a cor dos oscar fica melhor na lux ou no escuro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma Lucas. Ela só vai cuidar da sua oscar por um tempinho, só até você voltar, depois ela será toda sua. Com relação a cor do oscar ficar melhor com ou sem luz, isso vai muito do que você acha melhor. Se você tem plantas no aquário, então é preciso iluminação adequada para elas sobreviverem, existem lâmpadas especiais para realçar a cor do peixe, isso é muito relativo, como eu disse vai do gosto. Eu para ser sincero, tenho uma lâmpada eletrônica normal daquelas que você usa na sala. Porém no outro aquário que fica na sala, tenho lâmpada especial para plantas, porque tenho plandas nele. Aquário para oscar não precisa de muita coisa e uma iluminação diferente não faria muita diferença na minha opinião. Outra coisa, oscar precisa de 12 horas de luz e 12 horas de escuro, como se estivesse na natureza, ok? Como vivemos com eles em casa normalmente o meu recebe luz a partir das 10 da manhã ou mais tarde ou mais cedo (depende do trabalho que tenho que fazer), a luz permanece ligada o dia todo até 22 horas, quando desligo ou se esqueço ele mesmo faz questão de me lembrar me chamando a atenção :) Ele fica agitando a água e batendo no vidro.

      Excluir
  45. Vl pela dica e pq eu vou passar 46 dias fora então n gostaria que quando eu chegasse ela ficaria mais acustumada com ela e foi isso que aconteceu ela ficou igual ao ceu oscar batendo no vidro por comida que eu incomendo 50 peixes pra ela e ela come tudo com o tempo mais antes ela ficava assim com migo afff oscar traira mais a minha pergunta é posso da fermento para oa alevinos do oscar eu n tenho filhote de oscar se vc sabe onde tem pequeno vc me diz pf o preço e etc. Posso colocar um filhote de oscar junto com ele? Tipo o filhote de ter uns 6 cm eu poderia colocar ?

    ResponderExcluir
  46. Boa noite !!!
    Bom eu queria tirar uma duvida ,estou com um oscar em meu aquario e nao entendo porq ele fica dando carreira no meu green terror q sao quase do mesmo tamanho.Antes eles estava normal sem brigar so agora estao assim .OBS : Meu oscar ainda e pequeno mais ou menos uns 12 cm ou mais .
    Bom galera eh isso queria a ajuda de voces porq nao quero perder nenhum desses dois
    Porfavor me ajudem desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  47. Para responder isso preciso saber o seguinte:
    Quem é o menor?
    Quem foi para o aquário primeiro?
    Para você entender, oscar é um peixe territorista, luta pelo seu território, se o green terror for menor que o oscar, o oscar irá querer mostrar quem manda no aquário, normalmente se o outro peixe for do mesmo tamanho ou maior que o oscar, o oscar fica na dele e ai não acontece briga, mas se o oscar é maior, ai pode ser problema. O green terror é um peixe também agressivo e territorista, isso é um problema porque eles irão em algum momento brigar por território. Fica de olho, se começar a aparecer machucado em algum dos dois, tira do aquário, caso contrário, permaneça observando que ele pode ser que eles se aceitem e a briga pare, ok? Abs

    ResponderExcluir
  48. O menor eo green terror o oscar e so um pouquinho maior eo oscar foi o primeiro a ir pro aquario .
    Eu coloquei o oscar na semana passada numa terça eo green terror na quinta eles nao brigam so o oscar q as vezes da uma carreira nele ..E isso se tiver algo que eu possa fazer para nao tirar nenhum dos dois do aquario agradeço.
    Obs :vou colocalos em um aquario maior sera que isso melhora o comportamento dele ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então meu amigo a resposta está bem nas suas palavras. O oscar chegou primeiro, mesmo que seja por pouco tempo ele se adaptou ao novo lar e considerou dele, quando você colocou o green terror o oscar considerou ele um individuo que disputaria seu território, o oscar demorou para atacar porque ainda é novo e ficou o jogo de teste pra ver quem iria mandar no pedaço, como o green terror é menor logo não se impôs, foi ai que o oscar cresceu pra cima dele e esta avançando. Pelo que você me passa, dá a impressão que o oscar quer que o green terror saiba que aquele é o território do oscar. Isso pode com o tempo parar e ambos viverem bem, mas fica experto, caso você perceba que o oscar esta machucando o green terror, ai vai ter que separar. É normal oscares ficarem disputando de vez enquanto o território ou mostrando quem é que manda. Só tem que ver se um dos peixes começar a ser machucado, ai tem que tirar porque dai pra frente o risco de perder o peixe é grande porque o oscar não vai parar de atacar. Agora se não aparecer machucado e você perceber que na maior parte do tempo ambos conseguem viver tranquilo sem o green terror ficar se isolando, não comendo então pode relaxar. Outra coisa, se você perceber que o green terror não esta conseguindo comer, se esta começando a ficar fraco tira, porque o risco de perder é grande tb. se puder ir atualizando eu gostaria. Abs

      Excluir
    2. Ok
      Obrigado você me ajudou bastante vou continuar atualizando .
      So uma pergunta se eu colocar os dois em um novo aquario ao mesmo tempo qual seria a reação deles ??
      Sera que eles ficariam tranquilo pois estariam sendo inseridos no aquario ao mesmo tempo .

      Excluir
    3. Olha, ao mesmo tempo eu não sei qual seria a reação dos dois, uma coisa que sei que funciona é colocar o menor primeiro e depois colocar o maior. O que acontece nesse ultimo caso é que o menor considera o aquário território dele, mas não ataca o novo (intruso) porque o novo peixe é maior que ele. Já o maior sendo introduzido depois fica inibido porque aquele é um território novo e já tem dono e não atava o menor por causa disso (respeito). Você tem uma preocupação para mais pra frente. O green terror cresce em media até 20 cm, enquanto o oscar cresce em media até 30 cm, ou seja, o oscar ficará maior que o green terror, se eles continuarem disputando ou o oscar continuar correndo atrás do green terror, pode ser que no futuro a coisa fique violente e o green terror poderá ficar machucado, mas isso é tudo hipóteses, tenta fazer o que você pensou ou colocar o green terror primeiro e estuda pra ver se deu certo. Quem sabe você nem precise fazer isso e eles essas semanas já se entendam. Abs

      Excluir
    4. Ok
      Obrigado.
      Pelo menos hoje quando fui alimentalos o green terror estava se alimentando bem sempre nadando no aquario todo eo oscar nem sempre atacava ele .
      Mais vou continuar atualizando aqui .

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir