domingo, 17 de março de 2013

Diferenças entre Oscar Macho e Oscar Femea

A uns tempos atrás estava pesquisando sobre a sexualidade do meu Oscar, desde aquela época e ainda hoje tenho dúvidas se o meu é macho ou fêmea, porém caçando encontrei este excelente artigo:



Oscar macho e fêmea
(Alias, excelente site para pesquisas sobre animais)
Basicamente lá diz o seguinte:

Para saber qual o sexo do seu Oscar, você precisa observar logo a baixo da nadadeira inferior. Quanto maior o peixe, mas fácil de verificar. Lá, você deverá verificar dois orifícios.
No caso dos machos os orifícios são praticamente juntos e do mesmo tamanho, quase formando o número 8.
Já as fêmeas possuem orifícios separados e um maior que o outro.


Existem outros artigos que sugerem a pessoas que queriam ter um casal de Oscar, que comprem vários ou observem na hora da compra os que estão nadando juntos, mas convenhamos, isso é meio difícil, uma vez estava olhando Oscar albinos numa loja e todos estavam tão juntos que pareciam uma bolinha, quando cheguei mais perto deles, todos recuaram ao mesmo tempo, mas um fez cara de mal (quem tem oscar entendo o que digo) e avançou. Um barato, mesmo assim não dá para saber assim, portanto fico com o artigo do BichoBrasil, achei bem mais técnico que os outros que são mais por sorte.
Bom, até o momento não consegui verificar o do meu, mas parece ser macho, assim que tiver certeza posto aqui...a

Aqui está a foto (erótica) que consegui melhor do meu oscar.



36 comentários:

  1. O meu vei e pq vc não pega seu osca de mão em?? e olha se é macho ou femea gostei muito do seu blog!!

    ResponderExcluir
  2. Então, eu não pego ele com a mão, porque ele tem uns espinhos pelo corpo, para pegar um orcar a melhor forma é com uma toalha ou pano, porque ele é muito forte e escorregadio, nessa hora, se não uso um pano, posso me machucar ou machucar o oscar...Eu agradeço muito por você ter gostado do blog...fiz ele por amor ao meu Oscarito :)

    ResponderExcluir
  3. Gostei do Blog ! Eu achava peixe um bicho chato , porém , quando vi um oscar na casa de um amigo , me apaixonei.Então , decidi comprar um oscar , comprei outro e mais outro.Agora tenho três oscars red tigers e estou para pegar um albino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, minha intenção é unicamente falar do oscar e mostrar o quando esse peixe é companheiro, inteligente e de personalidade.
      Realmente para quem nunca teve peixe a primeira impressão é que seria uma relação distante, porém o aquarismo é envolve muitas coisas e quando o assunto é oscar, o lado pet esta sempre muito evidente. Fico feliz que você tenha os seus oscares, posta vídeo deles no youtube para eu poder ver também :)

      Excluir
  4. Curti mesmo essa informação , sou um aqualouco a mais de 30 anos, e os peixes que mais amo é o Oscar, já tive um que chegou a quase 25cm ou mais durante anos... infelizmente tive que doar ele devido ao tamanho do meu aqua, mas agora possuo 2 e estou adquirindo um belo aqua de 400lts so pra eles... abraços a todos que curtem o peixe Oscar!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito por ter gostado do blog e com sentimento de que o meu dever ou intenção estão sendo cumpridos. Fico feliz por saber que você ama orcares como eu...na real é o melhor peixe que já tive quando o assunto é interatividade com o dono. Estou pensando em abrir um topico só para os vísitantes ou freqüentadores do blog para que eles possam postar seus vídeos também, assim acho que tudo ficaria mais interativo e mais próximo, ainda esta sendo uma idéia. Se você já tiver postado vídeo do seus orcares na net, deixa aqui o link pra eu ver tb :) Abs

      Excluir
  5. Cara, estou triste por ter apenas um oscar e ele ser femea, ela acabou de colocar muitos ovos e não tenho um macho para fertilizar, pois o aquario tem apenas 250 litros. Vi esta informação e vou atrás de um aquário maior para ela e agora vou procurar um macho seguindo estas caracteristicas, valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valmir, não fique triste, se ela colocou ovos no aquário isso é ótimo sinal, pois ela esta se sentindo bem aonde está. Com relação a troca de aquário, acredito que você já saiba disso, mas toda troca pode causar estresse, portanto tome bastante cuidado com isso, isso também vale para o novo macho, oscares são peixes territoristas e um novo peixe no aquário e principalmente se ela sempre ficou sozinha pode dar briga, ok? Se for comprar um outro aquário, junto os dois no aquário novo e observe, ok? Abs

      Excluir
  6. Curti mesmo essas informações, aqui em casa temos dois óscar grande e dois pequeninos, um pintado e um que não me lembro o nome eles brigam um pouco, os oscar pequenos estão em outro aquario junto com um cascudo, pois os oscar grande estavam machucando os pequenos. Gostaria muito de saber se são um casal, vou ver se consigo descobrir usando suas dicas, uma curiosidade eles ficam fazendo buraco no aquário não entendo porque, e quando minha mãe chega perto eles ja esperam a comida deles e abrem a boca mais isso so com minha mãe inteligente eles não.. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilvana Silva, fico feliz que você curtiu as informações. Vejo que vocês ai gostam bastante de oscares, pois possui vários aquário. Vocês estão certíssimos de manter os menores separados dos maiores, se estivessem juntos, os menores iriam morrer. Com relação a questão de saber se são um casal, fica fácil de ver com eles já adultos, antes disso, como o sinal é bem pequeno fica complicado e saber. Oscar é como eu já tinha dito antes em outras respostas, são cachorros com temperamento de gato, entende? Muito companheiros e fieis ao tratador (dono) porém são agressivos e territoristas e adoram deixar o aquário do jeito que eles querem. Meu oscar também faz isso, eles ficam arrastando o substrato até formar um ninho, correto? Se você observar bem, durante a noite é aonde ele costumam descansar, isso também significa que estão preparando um ninho para acasalamento. Oscares costumam botar ovos (a fêmea) em pedras planas e largas, então para você entender, pode estar acontecendo duas coisas:
      1) Ele(a) só está ajeitando sua morada do jeito que ele(a) quer.
      2) Pode estar procurando um local ideal para montar o ninho, ok?

      Outra coisa, eu estou tentando montar aqui, ou uma pagina aqui no blog mesmo ou um tópico só para os peixes (Oscares) de visitantes, se por acaso tiver interesse de participar, peço para que faça um vídeo ou vídeos de seus oscares e poste no youtube, assim posso posta-los aqui no Blog. Novamente agradeço pelos elogios e quando tiver qualquer dúvida, espero poder ajudar. Amo esse peixe, tenho meu companheiro aqui no meu quarto e todo dia ele faz algo que me deixa muito feliz :) Mesmo que seja me dando banho na hora de comer...O meu oscar, reconhece quando eu pego o pote de ração, ele fica que nem louco no vidro, dando cabeçadas e abrindo a boca, se ele pudesse acho que voaria no pote para comer. Oscares são peixes muito inteligentes e olha que eu já tive peixes...estou com 36 anos agora, mas meu primeiro aquário veio com 8 anos.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. meu comentário n apareceu eu acho.
    comprei um red tigre grandinho já(uns 10 a 12cm), Estou pensando em comprar um tigre junto ao red, mas nesse caso teria q ser do mesmo tamanho? pois de mesmo tamanho o tigre poderia machucar/matar o red.

    Estava pensando em pegar uns dois tigres ou três menores e soltar no aquário pra ver se ele aceita algum. mas eu não tenho ideia se isso tem alguma chance de der certo.
    se meu red tigre for macho e eu colocar um tigre fêmea menor ele irá ataca-la? se meu red for fêmea, irá atacar machos e fêmeas? ele ainda está tímido no aquário e nem sequer comeu o mato grosso que está lá ainda, parece ser tranquilo, joguei filé de peixe pra ele hoje e ele cuspiu e largou o resto, está no aquário a 2 dias. aquário de 150 litros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Th.Alves...vamos lá:
      Com relação a comprar outro peixe, sim tem que ser do mesmo tamanho, se não for assim, um vai bater no outro. Oscares mesmo quando comprados juntos e filhotes do mesmo tamanho disputam de vez enquanto, porém por serem do mesmo tamanho e sempre estiveram juntos, fica só um abre boca pra lá e pra cá e para nisso, muito difícil eles se machucarem, não importa se fossem de tipos diferentes, por exemplo eu tive num aquário de 200lt um oscar albino e outro bronze, ambos vez enquanto disputavam, mas nunca se machucavam e na maioria das vezes sempre estavam juntos. No seu caso, antes de pensarmos no acasalar, você precisa fazer umas coisas...eu particularmente acho que um aquário de 150 litro é pequeno para 2 peixe, um vai, mas dois acho mais complicado, se quiser ter mais de um oscar junto, o melhor é ter um aquário maior, assim eles cresceram mais tranquilos, se desenvolveram bem. Com relação a ele ser ou não tranquilo, ele é muito novo ainda, para saber se ele é tranquilo você saber quando for limpar o aquário e ele atacar ou mesmo se você ficar perto do vidro e ele tentar de atacar...Com relação a ele comer, quantos mato crosso você tinha deixado no aquário? Se ele não comeu nenhum você precisa observar bem, talvez ele não tenha comigo porque a pessoa que o vendeu só o alimentava com ração, talvez por isso também que ele não comeu o filé...meu conselho: Dê sempre ração, de vez enquanto você pode dar comida viva ou mesmo pedaço de carne, mas evite porque a ração é muito melhor. Quando filhote é bem difícil sabe qual oscar é macho ou fêmea, fica melhor de ver quando adulto, ok?

      Dica:
      Aquário maior (para 2 peixe pelo menos 200litros)
      (Depois de comprar o aquário maior)
      Não espere muito para colocar outro peixe, pois o oscar que você já tem pode assumir o aquário como dele e ai já viu, briga direto.
      Dê sempre ração, evite dar filé de peixe, de preferencia em fazer ou comprar o patê (tem a receita dele aqui no blog)
      Ração viva ou patê, só de vez enquanto, ok?

      Espero ter ajudado por enquanto e qualquer coisa estou por aqui. Abs:)

      Excluir
  9. bom vlw por responder, realmente o aquário é pequeno e eu tava mt afim de criar outros como nigro, acará do congo, e alguns africanos como demasoni.. mas não nesse aquário com oscar né.. então a ideia é até o final do ano(Qd geralmente entra uma graninha extra) eu comprar um aquário de uns 300 litros + e comprar esses peixes além de tentar passar os 2 oscar pra lá. eu acabei comprando um tigre menor pra testar, e acabou q eles por hora estão se dando bem, não sei se vai continuar assim.. mas enfim.. um tem uns 10cm e o outro 6 cm +-. o maior chega a querer pegar o menor as vezes, da uma "arrancada" atrás mas para por ai, e estão nadando juntos. o meu problema está por conta de amônia agora, não sabia que um hang on de 500l/h não da conta de um oscar pequeno, provavelmente por não caber muita cerâmica, vou providenciar logo um melhor, enquanto isso vou fazendo tpa de 20% ;/.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, vou admitir que em algumas situações o oscar é um peixe incógnita, por exemplo meu primeiro oscar sempre deixava um ração viva (seja lá qual, lambarizinho ou mato grosso) nadando tranquilo no aquário, nunca atacava e teve um lambari que chegou a ficar com uns 15 centimetros, Com relação ao seu oscar ele fica dando as corridas atras do menos só pra avisar que o território é dele, se fosse pra acontecer algo acho que já teria acontecido, sóp presta atenção ambos estão comendo ração, porque o maior pode estar impedindo o menor de comer e ai já viu o maior fica mais forte, cresce mais e o menos pode acabar virando isca do maior...até porque num aquário se os dois não forem do mesmo tamanho, um pode se desenvolver mais rápido e ai você terá problemas se eles não se aceitarem. Fica esperto com a amônia e nitrito também, você deve saber que isso é um saco de corrigir num aquário com oscares. Sabe o que faço com relação ao filtro, comprei 2, tenho um externo e um submerso, tá dando conta e mesmo assim uma vez por mês dou aquela sinfonada. Com relação aos outros peixes, admito que conheço pouco de peixes africanos, tive só uma vez, meu forte é acará bandeira e oscares, também posso falar um pouco de kinguio, lebiste, ainda vou postar no youtube meus vídeo do meu outro aquário de 200lt que tenho, Nele tenho um cascudo lindo e enorme outro que tá crescendo, coridora, lebiste, kinguio, telescopia e lebiste...os ramisters do aquário...comprei 6 e agora to com quase 60 acho e não para de aparecer filhotes...Espero der ajudado em alguma coisa, você parece ser experiente em aquarismo, isso é legal pra mim, muito bom ter pessoas pra trocar idéias. Se caso num futuro você tiver mais alguma dúvida e quiser passar por aqui, estou aqui e ajudarei no meu for possível para mim. Abs e se você poder dar uma atualizada no que esta acontecendo no seu aquário eu também agradeceria. :)

      Excluir
    2. por hora estou de olho neles, o menor come sim, mas come bem menos.. o maior parece ser macho, os dois pontinhos são do mesmo tamanho e pouco separados. o menor eu não consegui ver ainda, porém acredito ser macho(era o maior da loja ;/) acho que logo vão começar a brigar, mas por enquanto só as corridas atrás do menor, assim q ele chega perto ele para e nem chega a morder, e o menor vira um risco kkk. como o aquário está a dois metros do pc fica fácil monitorar. eu fiz sifonagem ontem e tirei 40 litros e coloquei 20. hoje completei o resto, deu pra controlar a amônia por enquanto. se realmente forem dois machos ao menos sei o sexo do meu red, assim fica fácil comprar outro red(dessa vez de mesmo tamanho).. vc ajudou mt sim cara, com o seu blog e as histórias do seus oscars a gente vai aprendendo muita coisa sobre o peixe, estou gostando pacas do primeiro oscar e não me arrependo, outra hora volto pra dizer se deu certo ou não

      Excluir
    3. Essa coisa de saber sexo de oscar é complicado, mas conforme os oscares forem crescendo vai ficando mais fácil. O que está acontecendo no seu aquário é o que tinha te falado antes mesmo, o maior esta só querendo mostrar quem é o dono, se acontecer que nem aconteceu comigo (oscar com lambari) eles vão viver bem, um em cada canto...Brigado mesmo e o meu objetivo aqui é realmente mostrar para as pessoas o quanto o oscar é um peixe companheiro...Bem, estou aqui, quando quiser para falar do seus oscares ou tirar dúvidas. Abs

      Excluir
  10. cara, se possível da uma ideia ai..
    acabei comprando outro red, dessa vez do mesmo tamanho, não consegui ver com toda certeza, mas parecia ser fêmea(e o meu macho).
    dividi o aquário e deixei o dia todo assim, quando eu liberei a tela foram logo brigar... se grudaram com a boca e tal.. e então separei novamente. essa briga aconteceria entre macho x fêmea, considerando que a "fêmea" é um pouco maior? e tem alguma maneira de fazer dar certo essa dupla, digo, se eu deixa-los brigando, até que ponto eles chegam? o oscar pequeno continua no aquário, foi mal aceito pelo oscar novo também, não parava de correr atrás dele..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro...acho que você não fez algo muito bom...vamos lá:
      Questão macho e fêmea não tem nada a ver, eles estão brigando pelo território e o novo esta tentando chegar chegando e sendo o dono do pedaço.

      Problema

      Ele pode matar os dois outros oscares, ele pode matar só o menor ou ele pode levar um coro do seu primeiro oscar red e mesmo assim matar o mais novo, já que ele tem quase metade do tamanho dos dois, isso pode desestabilizar as coisas no seu aquário a ponto do seu primeiro red resolver brigar e matar até o seu outro oscar menor.
      se você realmente quer tentar isso, meu conselho é o seguinte. Compre um vidro que divida seu aquário em dois, deixe um espaço maior para os seus dois oscares já antigos e deixe um espaço menor para o seu oscar novo....

      O que vou te passar daqui pra frente é teste, não é certeza de dar certo:

      Quando você tiver o dia livre e você vai ter que fazer isso várias vezes...não deixe espaço de dias muito longos...você vai tentar fazer com que os oscares se acertem

      Logo depois colocar o vidro, fique observando eles...eles irão se ver e talvez role um disputa entre eles, tentando um pegar o outro, mas o vidro não vai deixar eles se machucarem.
      Depois de uns dias assim, divididos por vidro, torça para eles pararem de tentar se pegar, se isso acontecer, faça o teste de tirar o vidro e fica de olho.
      Se não se pegarem, ótimo. Volte a colocar o vidro e deixe eles lá(isso serve para eles ficarem andando por um tempo curto um no território do outro, mas se deixar lá eles podem tentar disputar, por isso é tirar o vidro, observar e se mesmo assim tudo der certo colocar novamente). Com o tempo você irá aumentando o tempo que eles não ficam separados a ponto deles poderem circular juntos 24/7.
      Se eles se pegarem, usando uma redinha (aquelas de pegar peixe no aquário), separe eles, faça de forma meio ameaçadora (eles precisam entender que não são os donos dos pedaço)...Separo, deixa eles nadarem, um foi pra cima do outro separa da mesma forma, faça isso até o ponto que eles se acalmem um pouco...volte o vidro e deixe para tentar juntar os peixes no dia seguinte. Agora ser você ver que logo na primeira pegada um se machucou feio, separa com o vidro e só tenta junta novamente quando o machucado estiver bom. Nesse ponto é preciso tato, fica com a redinha no aquário, peixe tem medo de rede e se você avançar com a redinha neles, eles irão fugir, mas não é pra ficar fazendo isso se eles não estiverem brigando ou disputando.
      Oscar é esperto, eles entendem as coisas e com o tempo você pode conseguir treinar eles.

      Desculpa a demora e qualquer coisa estou por aqui. Vai atualizando as coisas.

      Abs

      Excluir
    2. então, eu deixei eles separados a noite e soltei hoje a tarde, ficaram brigando no começo, mas como o novo oscar é um pouco maior ele ganhou a briga e os dois oscars que já estavam antes se esconderam nas pedras, o oscar maior ficou junto nas pedras também mas não tava brigando mais, apenas cercando pra eles não sair de lá. eu mudei toda decoração e aproveitei pra sifonar tudo, eles ficaram morrendo de medo e nadaram todos juntos enquanto em mexia no aquário kkk. após isso o oscar pequeno(o menor de todos) não pode mais sair de trás das pedras que o maior corre atrás dele, porém o oscar que perdeu a briga está nadando normalmente com o que ganhou, não brigam mais, ao menos por hora.. vamos ver oq vira isso, já o oscar menor eu vou tira-lo de lá e devolver ao vendedor caso essa dupla de red de certo. esse novo é nervoso d+ kk, o meu outro red é bem mais de boa.. nem matava o mato grosso(não durou 1 dia com o novo oscar ;/).

      Excluir
    3. Sua ideia também foi mas tem casos que não funciona ou que é temporário (experiência própria)...Mas a vid sempre ensina que algum dia as coisas são diferentes. Espero que dê certo as coisas ai, pelo jeito os red se acertaram, infelizmente o menorzinho pelo jeito não vai rolar...
      Qualquer coisa estou aqui e mesmo assim se puder domingo que vem me falar como estão as coisas eu agradeço, até porque se em uma semana não se pagaram mais, então as coisas já estarão bem.

      Excluir
  11. estão bem por enquanto, a sua ideia de usar a rede é boa, porém temporária, eu estresso o peixe e ele fica tranquilo, mas depois voltava a agressividade com o menor, tirei o pequeno agora a pouco, quero ver se a agressividade da fêmea vai aumentar ou diminuir (quando ela corria atrás do pequeno já voltava correndo pra acertar o macho, que só desviava e ficavam de boa), no momento estão nadando juntos, porém o macho apareceu com um pequeno machucado na barriga hoje, deve ter pego ele a noite, por isso to meio preocupado com essa dupla. tenho quase ctz de serem de sexo oposto, há no mínimo 4 diferenças entre eles, além dos orifícios citados aqui há também: a nadadeira inferior é diferente, o formato da cabeça, a cor, e tudo bate no que diz macho/fêmea que eu encontrei pela net. o que me preocupa um pouco tb é o tamanho do aquário, assim que eles crescerem se eu não trocar creio que vão brigar ;/.
    alias, vc sabe aproximadamente quanto esse oscar cresce em seis meses e em um ano, considerando que ambos tem 11 cm? ah e li que dar alimentos vivos aumenta a agressividade, isso procede? pq se sim, vou manter apenas ração mesmo, estou criando alguns guppys pra esse propósito pra daqui uns 3 meses quando tiverem grande, mas acho que vou desistir. bom, vlw por responder minhas várias perguntas rs, faz 10 anos que não mexo com aquário, e na época eu era criança e não sabia nada, dessa vez pesquisei e li muito sobre, ia fazer plantado com discus, mas por motivo de força maior ($) fiquei com o oscar e só posso dizer que é o melhor peixe a se criar que existe kkkk.
    outra hora passo por aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, com relação quem é macho ou fêmea, realmente é difícil, os seus dois são bem novos, mas vamos torcer para que você esteja certo. Eu também tinha visto a uns tempos atrás sobre tamanho de cabeça, pintas, tamanho de nadadeira ou mesmo comprar o par, mas o jeito é esperar para ver. Com relação a alimentar com peixes realmente eu não sei direito se isso irá deixar o oscar mais agressivo, o que sei é que ele ira ficar mais esperto na movimentação no aquário. Eu sei da minha experiência com um aquário com dois oscares, os meus nunca se pegaram, tinha de vez enquanto uma disputa, mas nada de um ficar atacando um ao outro fisicamente, também eu nunca dei comida viva, nunca encorajei isso, prefiro dar o patê, muito mais fico em vitaminas do que sacrificar peixes.
      Com relação a quanto o seu oscar irá crescer, tudo depende do tamanho do aquário e de como você alimenta, mas uma coisa é certa, quanto ele ficar adulto (isso não significa crescer) o tamanho que ele estiver é o que vai ficar. Já ouvi pessoas dizerem que ele cresce no primeiro ano, outros falam que com dois anos ele ainda é jovem...o meu irá completou 2 anos e esta com uns 20 cm...dizem que ele ainda pode crescer mais, o meu anterior tinha o dobro do tamanho desse meu (no mesmo aquário). Aconselho você a assim que puder comprar logo um aquário maior para os dois, seu caso é bem diferente do meu. Num aquário menor que 200 litros é aconselhável somente um oscar, se quiser ter mais de um, tem que ser num aquário maior de 200lt (que foi o meu caso).
      Precisando estou aqui. Abs

      Excluir
    2. opa...
      então os oscar estão se dando muito bem, nenhum machucadinho ou nada...
      acho que realmente são um casal, mas se fosse do mesmo sexo, vc acha que eles poderiam mesmo assim se aceitarem no aquário ou não?

      cara eu tinha lido sobre patê aqui no blog a um tempo atrás e agora estou afim de fazer, mas me tira uma dúvida, ele não suja muito a água(considerando que oscar já engole tudo duma vez e pega na mão.. rs)? e mesmo dando patê tenho que continuar dando ração, ou pode ficar só no patê mesmo? ou talvez bater ração junto.. amanhã tentarei fazer um mais simples, ver o q vira kkk
      flwss, t+.

      Excluir
    3. Opa :) Legal saber que eles estão se dando bem, acho que mesmo se fossem do mesmo sexo ainda sim se dariam bem, só rolaria de vez enquanto aquela coisa de um fica enchendo o saco do outro, mas nada de se machucar. O patê é ótimo, não suja a água, mas não é pra ir dando um monte, eu fazia assim. Cortava como pedaços de salame e esses pedaços eu cortava para ficar fácil dele comer, ai ia colocando aos poucos na agua, meio que dando na boca mesmo, eles vão gostar tanto que avançam mesmo, só uma coisa, o patê fica meio um gelinho de peixe, portanto se você colocar muito ele começa a derreter, então vai colocando aos poucos no aquário pra não perder o patê, ok? Quando o pedaço é muito grande, ele afunda e o oscar tem dificuldade de achar depois. Eu aconselho você a dar o patê de vez enquanto, mas nunca parar a ração, o patê é complemento para vida saudável do peixe. Conheço pessoas que só dão patê, mas isso é pra quem tem cacife pra tal, porque se for colocar no papel o patê é bem caro, sem contar que tem que ser conservado na geladeira e não por muito tempo, na hora do preparo tem que tomar cuidado porque é peixe, tem que saber um lugar legal para comprar e pegar sempre o mais fresco possível. :) Qualquer coisa estamos ai. Abs

      Excluir
  12. Adorei esse blog, tem me ajudado bastante a conhecer meu Oscar raivoso...tenho um aquário de 240 litros e tinha 10 tilápias, só depois é que eu comprei um oscar tigre... sou apaixonada por ele... no começo ele até que viveu bem com as tilápias depois ele foi ficando bravo e ficou querendo pegar as tilápias, acabei dando as tilápias por que elas estavam crescendo muito, dei para meu irmão que tem um tanque no enorme e fiquei com somente com o oscar...e não que depois disso ele está super estressado, fica deitado de lado a cor dele mudou e está "atacando" meu aquário todo não deixa nada no lugar e agora só que se alimentar com carne...estou seguindo alguns conselhos que li nesse blog para ver se consigo amenizar um pouco esse estresse dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oscar é fogo nesse aspecto, gosta de deixar o aquário do jeito que ele gosta e sempre vai mudar as coisas para o jeito que ele quer...nesse ponto ele é super independente. Seu aquário tá no tamanho ideal para oscar, se deixar ele sozinho pode ter certeza que el vai viver muito tem nele...Com relação a ele ficar estressado e tombando, uma dica, primeiro tem que intender o que esta fazendo que o oscar se estresse, você conseguiu descobrir? Pode ser movimentação, mudança brusca no habitat, porém isso é temporário, coisas que ajudam para alguns oscares é montar uma caverna aonde ele possa se sentir seguro, principalmente se eu oscar é mais agressivo, para tentar deixar ele mais manso, tente aumentar o contato com seu oscar, ficar mais tempo na frente do aquário observando ele, tentar dar comida na mão também ajuda para ele ficar menos agressivo com você. Evite dar carne direto pois não tem todas as vitaminas necessárias para o oscar, suja a água e mantem o peixe bitolado em carne, isso eu não acho legal...sempre de prioridade para ração, tenta misturar ração com pedaço de carne, para dar uma melhorada no paladar do bichano, estou preparando outro artigo sobre o oscar, acredito que até o meio da semana esteja pronto...falarei mais sobre a personalidade do peixe com fotos e alguns vídeos. Abs e qualquer coisa as portas do blog estão sempre abertas :)

      Excluir
  13. Eu tenho 2 oscares filhotes, um de em média 5 cm e o outro de 4 cm, e o de 5 cm fica correndo atrás do outro com a boca aberta reprimindo-o para a traz da bomba de oxigenação. E normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é totalmente normal. O que está acontecendo é um imposição de domínio de território. O maior está querendo que o menor entende que ele é o dono do aquário. Problema é se o maior começar a machucar o menor, ai o ideal é retirar o menor do aquário.

      Excluir
    2. Então o maior machucou o menor então eu coloquei uma placa de vidro no maio do aquário e resolvido por enquanto... Já estou providenciando um aquário maior talvez possa resolver os problemas

      Excluir
  14. Muito obrigado... Gostei muito do seu blog, tirou várias dúvidas.
    E obrigado por responder a minha pergunta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dou muita certeza que isso possa resolver o seus problemas. Conselho: Coloque só menor no aquário maior para ele crescer até ficar com o mesmo tamanho do maior, só ai junte os dois ou faz o seguinte. Coloque o menor no aquário maior por um tempo, só depois disso, junto o maior. O que vai acontecer. O maior vai achar que tá no território do outro e vai ficar quieto porque ele não é o dono e o menor vai ficar quieto porque o o outro é maior por fim pode dar tudo bem.

      Excluir
  15. Tenho dois oscar eles so nadam juntos, como saber se é um casal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio.
      O fato deles nadarem juntos já é um bom sinal. Porém, certeza mesmo somente depois dele ficarem adultos, porque é muito dificil de saber qual o oscar é macho ou femea quando novos. A forma mais certa que pude encontrar foi a que estou deixando nessa pagina. As outras formas são muito subjetivas e não ajudam muito, já essa é a mais precisa. Abraço

      Excluir
    2. Ok, muito obrigado segui aquele seu exemplo de olhar os orificios e se eu não estiver errado é um belo casal

      Excluir
    3. Fabio, você deu sorte, porque é bem difícil conseguir comprar um casal. Normalmente criadores compram um cardume e observa os que estão nadando junto, esses ele separa porque pode ser casal. Além da técnica que deixo aqui outra forma de ter um casal é comprando um cardume e separando os que estão nadando junto. Felicidades para você :)

      Excluir